Topo

Passo Fundo perde 8 pontos por atleta irregular e vira lanterna do Gauchão

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

27/02/2014 15h40

O Passo Fundo foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grade do Sul pela escalação irregular do meia Paulo Josué. Por unanimidade, os quatro auditores do TJD decretaram a perda de oito pontos. O jogador participou de duas partidas da equipe.

Pelo regulamento do Campeonato Gaúcho, jogadores que atuaram por um clube não podem se transferir para outro após a quarta rodada. Paulo Josué saiu do Juventude na sexta rodada e assinou com o clube da região norte do Rio Grande do Sul.

Com a decisão, o Passo Fundo sai da quarta colocação do grupo B, com 13 pontos, e vira lanterna com cinco pontos na classificação geral Atrás do São Paulo de Rio Grande, que tem oito, e o São Luiz de Ijuí, que tem seis. Se o campeonato terminasse neste momento, ambos estariam rebaixados. Porém, o Passo Fundo pode recorrer.

“Estamos esperando a decisão ser redigida para buscar um recurso. Na medida que formos intimados, algo que deve ocorrer na sexta-feira ou na quarta-feira de cinzas, vamos fazer as razões para recorrer”, revelou o advogado contratado pelo Passo Fundo, Rogério Pastl, ao UOL Esporte.

O primeiro recurso será no Tribunal Pleno do TJD/RS e deve ocorrer em breve, pois a fase classificatória encerra no dia 16 de março e o novo julgamento poderá atrapalhar o curso normal da competição. Caso seja mantida a decisão, o clube poderá tentar uma reversão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva no Rio de Janeiro.