Topo

São Paulo-RS aproveita gramado ruim e vence titulares do Grêmio em Rio Grande

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

01/03/2014 18h12

O São Paulo-RS venceu o Grêmio, por 2 a 1, na tarde deste sábado, em Rio Grande. Aproveitando o conhecimento do gramado ruim do estádio Aldo Dapuzzo. O clube da região sul do Rio Grande do Sul conseguiu impedir os ataques gremistas e ainda marcou dois gols no segundo tempo, no lado menos prejudicado do campo. Dudu descontou aos 41 minutos da etapa final.

Com o resultado, o São Paulo chegou aos 11 pontos e se afasta da zona de rebaixamento. Já o tricolor de Porto Alegre permanece com 21 pontos e a liderança do grupo B do Campeonato Gaúcho.

Em um gramado impraticável, as duas equipes iniciaram a partida tentando se adaptar ao escorregadio terreno do estádio Aldo Dapuzzo. Mais acostumado do que o Grêmio, o São Paulo começou pressionando e, aos quatro minutos, criou a primeira oportunidade.  Nêgo arriscou da intermediária, mas a bola subiu sobre o travessão de Marcelo Grohe.

Mesmo com a dificuldade de trocar passes e conduzir a bola, o Grêmio aos poucos se acostumou com o campo e passou a criar jogadas ofensivas. Nas primeiras, chegava próximo à meta de Pablo, mas pecava no último passe. Até que aos 18 minutos, Zé Roberto cobrou escanteio do lado esquerdo de ataque, um zagueiro do São Paulo desviou de cabeça e Pablo espalmou para evitar o primeiro gol.

Seis minutos depois, Barco aproveitou um rebote, esperou a bola cair no chão e chutou rasteiro e fraco. A bola bateu em um desnível do gramado, no rosto do goleiro Pablo e saiu pela linha de fundo.

Na sequência, o São Paulo teve maior volume de jogo, porém, não criou nenhuma chance de gol. O Grêmio seguiu com dificuldades para armar jogadas para deixar os atacantes em condições de marcar. Com a dificuldade do gramado e sem os dois times encontrando saídas para abrir o placar, os primeiros 45 minutos terminaram com um empate de 0 a 0.

“Primeiro tempo muito disputado. Campo está muito ruim para jogar e estamos tendo que tentar na ligação direta. Em algumas jogadas estamos tentando colocar , principalmente, no campo ofensivo, mas está difícil”, declarou Ramiro. “Tá ruim, mas não podemos usar isso com desculpa, até porque já jogamos em piores. Temos que ter paciência e seguir tentando”, afirmou Wendell.

No intervalo, Enderson Moreira retirou Zé Roberto e Barcos para as entradas de Dudu e Lucas Coelho. Porém, atuando no lado do gramado que tinha menos lama, o São Paulo começou pressionando. Logo há oito minutos, Murilo aproveitou um rebote dentro da área e bateu rasteiro. A bola saiu rasteira e obrigou Grohe a saltar e espalmar pela linha de fundo.

Aos 12 minutos, Nêgo fez jogada pela lateral direita de ataque e cruzou. Carlos Alberto se antecipou a Rhodolfo, e de cabeça, desviou sem chances para Grohe. São Paulo 1 a 0 Grêmio. O clube da capital reagiu e partiu para o ataque. Aos 20, Dudu bateu falta próximo a linha direita da área do São Paulo e obrigou Pablo a fazer a defesa firme.

No lance seguinte, Wendell derrubou Natan pelo lado direito de ataque fora da área, mas o árbitro Eleno Todeschini, mal posicionado, marcou a penalidade máxima. Aos 22, Murilo bateu a meia altura no lado direito de Marcelo Grohe e ampliou. São Paulo 2 a 0 Grêmio.

Após o segundo gol, o São Paulo passou a aguardar o Grêmio no seu campo de defesa para contra-atacar em velocidade. Aos 35, Dudu cruzou da direita de ataque. Riveros saltou sozinho, mas cabeceou para fora próximo ao poste direito de Pablo. No lance seguinte, Edinho errou no meio de campo e Gillian chutou da entrada da área, mas a bola passou rente ao poste direito de Grohe.

Após forte pressão, aos 40, Riveros bateu forte, Pablo defendeu e, no rebote, Dudu chutou para o fundo da rede. São Paulo 2 a 1 Grêmio. Mesmo pressionando e com Rhodolfo atuando os últimos minutos como atacante, o clube da capital não conseguiu buscar o gol de empate e amargou a primeira derrota com os titulares na temporada.

O grupo do Grêmio ganha folga no domingo e se reapresenta na segunda-feira, às 16h, no estádio Olímpico. O próximo compromisso do tricolor de Porto Alegre é contra o Cruzeiro-RS, na quarta-feira, às 22h, no estádio Vieirão, em Gravataí.

SÃO PAULO-RS 2 X 1 GRÊMIO

SÃO PAULO-RS
Pablo; Nêgo, Júnior Sergipano, Cesinha e Correia; Balduíno, Guilherme, Michel (Nata) e Murilo; Carlos Alberto e Chumbinho(Gilian) .
Técnico: Toquinho

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros, Zé Roberto (Dudu) e Luan (Máxi Rodríguez); Barcos (Lucas Coelho).
Técnico: Enderson Moreira

Data: 01/03/2014 (sábado)
Local: Aldo Dapuzzo, em Rio Grande (RS)
Árbitro: Eleno Gonzalez Todeschini
Auxiliares: Alduino Mocelin e Vilmar Burini
Cartões amarelos: Correia, Cesinha, Murilo e Balduíno (SPA) e Ramiro, Riveros, Wendell (GRE)
Cartões vermelhos: -
Gols: Carlos Alberto, aos 12 minutos do segundo tempo. Murilo, aos 20, de pênalti. Dudu, aos 41 minutos.