Topo

Grêmio empata com Cruzeiro-RS e adia avanço para as quartas do Gauchão

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

05/03/2014 23h51

O Grêmio empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro-RS, nesta quarta-feira, no estádio Vieirão, em Gravataí, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Gaúcho. Com o resultado, o tricolor de Porto Alegre praticamente se garante nas quartas de final pelos confrontos diretos nas últimas rodadas, porém, com 22 pontos ainda não confirma a vaga matematicamente.

Principalmente, porque ainda pode ser ultrapassado pelo São Paulo-RS, quinto colocado com 11 pontos, mas que tem quatro jogos a disputar. A confirmação do avanço para as quartas ocorrerá na partida de sexta-feira, quando enfrenta o São Luiz, em Ijuí, às 20h. Já o Cruzeiro-RS chega aos 17 pontos e se mantém no grupo dos quatro clubes que estão se classificando.

O jogo em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, começou em alta velocidade, com o Grêmio tentando pressionar o Cruzeiro-RS, que procurava espaços para contra-atacar. A primeira oportunidade ocorreu aos quatro minutos, Leandro Rodrigues recebeu passe dentro da área e, sem deixar cair, chutou, a bola quicou no chão e bateu no ombro de Marcelo Grohe. No rebote, Pará afastou o perigo.

Na sequência, o Grêmio seguiu dominando as ações ofensivas, porém, tinha extremas dificuldades para chegar em condições de abrir o placar. Com toques rápidos e pelas laterais, se aproximava da área do clube de Cachoeirinha, mas pecava no último passe e nas finalizações. Já o Cruzeiro esperava o adversário para contra-atacar.

Aos 26 minutos, Luan fez jogada individual pela direita de ataque, driblou dois marcadores, invadiu a área e cruzou rasteiro. Dudu, sem goleiro, chutou forte e mandou a bola no poste superior, perdendo a melhor chance do primeiro tempo. Dois minutos depois, Léo Carioca bateu falta da intermediária, a bola passou da barreira e rente ao poste esquerdo de Grohe.

O Grêmio voltou a levar perigo aos 32 minutos. Pará arriscou o chute, mas a bola saiu fraca e sem a direção do gol. Luan, na entrada da grande área, desviou, obrigando o goleiro Fábio empurrou a bola pela linha de fundo. Sete minutos depois, Edinho recebeu passe de Zé Roberto, pelo lado esquerdo de ataque, e bateu próximo ao travessão de Fábio.

Nos últimos cinco minutos do primeiro tempo, os dois times perderam oportunidades dentro da grande área. Aos 43, Reinaldo, sem marcação, cabeceou, mas desviado pela linha de fundo. Dois minutos depois, Wendell avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. Jeanderson se antecipou e afastou a bola.

Na volta para a segunda etapa, o Grêmio aumentou a presença no campo adversário e adiantou a marcação. Logo a dois minutos, Dudu cruzou da esquerda, Barcos matou no peito e deixou a bola quicar. Porém, o chute saiu mascado e fraco próximo ao poste direito de Fábio. Quatro minutos depois, Pará cruzou rasteiro, Zé Roberto chutou, mas o goleiro do Cruzeiro evitou a abertura de placar espalmando pela linha de fundo.

Fábio mais uma vez salvou o gol de abertura do placar ao defender forte chute de Barcos aos 19 minutos, após excelente passe de Wendell. Dois minutos depois, o centroavante fez um girou sobre o marcador e bateu da entrada da meia lua. Mais uma vez o goleiro do Cruzeiro fez a defesa.

Alán Ruiz acertou chute rasteiro no poste esquerdo do clube de Cachoeirinha aos 29 minutos, cinco depois de ter entrado na vaga de Edinho. Aos 37, Barcos arriscou da entrada da grande área e a bola passou próximo ao travessão de Fábio. Um minuto depois, Abu chutou de fora da área, a bola quicou na frente de Grohe e saiu pela linha de fundo , à direita da meta gremista. Aos 43, o meia, mais uma vez chutou da intermediária, e obrigou o goleiro gremista a espalmar pela linha de fundo.

O Cruzeiro seguiu insistindo nos contra-ataques, porém, criou pouco no segundo tempo e não conseguiu abrir o placar. Apesar do Grêmio dominar a maior parte  do jogo, faltou pontaria para o setor ofensivo e o resultado não poderia ser diferente do 0 a 0.

CRUZEIRO-RS X GRÊMIO

CRUZEIRO-RS
Fábio; Klaydir, Carlão, Léo Carioca e Jeanderson; Claudinho, Reinaldo, Vânderson (Henrique) e Alexandre (Julio Abu); Paulinho (Matheus) e Leandro Rodrigues.
Técnico: Luiz Antonio Zaluar

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Werley e Wendell; Edinho (Alán Ruiz), Ramiro, Dudu, Zé Roberto (Marco Antônio) e Luan (Everaldo); Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

Data: 05/03/2014 (quarta-feira)
Local: estádio Vieirão, em Gravataí (RS)
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: José Javel Silveira e Jorge Eduardo Bernardi
Cartões amarelos: Vânderson e Leandro Rodrigues (CRU) e Edinho (GRE)
Público: 2.478
Renda: R$ 89.700,00