Topo

Inter acorda no 2º tempo e busca empate, mas adia 1º lugar geral do Gauchão

Do UOL, em Porto Alegre

05/03/2014 21h22

O Internacional adiou a confirmação do status de dono da melhor campanha geral do Gauchão. Nesta quarta-feira, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo, o time de Abel Braga fez um primeiro tempo fraco e saiu atrás do placar diante do São José-RS, gol de Franciel. Mas na etapa final Rafael Moura garantiu o empate: 1 a 1.

Com o resultado, o Colorado chega aos 32 pontos. Segue líder do grupo A e espera por um tropeço do Grêmio para ficar isolado na classificação geral do estadual.

O empate tem até um sabor positivo, muito em virtude dos vacilos do primeiro tempo. Sem Juan, ainda lesionado, e Aránguiz na seleção chilena, o time de Abel Braga demonstrou fragilidade defensiva e pouca criatividade. A burocracia foi quebrada 10 minutos antes do fim, com uma bela jogada de Wellington Paulista e Rafael Moura.

Somente com Willians na marcação, o time de Abel Braga levou o primeiro susto aos 18 minutos. Jonas tabelou na frente da área, passou pela zaga e chutou. Sorte do Inter que a finalização saiu torta e foi para fora.

Com Jorge Henrique sumido e os meias Alex, Alan Patrick e D’Alessandro sem se encaixarem, o Colorado não conseguiu criar nenhuma boa chance antes da primeira meia hora de jogo.

Quem balançou as redes antes disto foi o São José. Franciel recebeu lançamento, a zaga do Inter tentou fazer linha de impedimento, mas Paulão deu condições e o centroavante chutou no canto direito de Dida: 1 a 0.

No minuto seguinte, D’Alessandro sentiu a coxa esquerda e saiu. O que poderia parecer um cenário ainda pior se mostrou o oposto. Sem o gringo, e com João Afonso, o Colorado reorganizou seu meio-campo e passou a pressionar.

Rafael Moura quase fez, mas Jonas saiu em cima da linha. E mais tarde Alex cobrou falta com precisão, contudo o goleiro Luiz Carlos fez boa defesa.

No segundo tempo o Internacional voltou mais agudo. Fabrício era a principal arma para criar boas chances. Foi assim aos 9, quando o lateral passou por dois e botou na cabeça de Gilberto. Mas o desvio foi para fora.

Pouco depois um cruzamento bateu na mão do lateral direito Bindé, dentro da área, e o Inter reclamou pênalti. Mas o árbitro Fabrício Neves Correa mandou seguir. Mais perto do fim, Abel sacou Gilberto e colocou Wellington Paulista.

Autor de dois gols nas últimas duas partidas do Inter, o camisa 9 foi garçom. De calcanhar, Wellington Paulista serviu Rafael Moura. E o centroavante chutou no ângulo. Empate alcançado.

INTERNACIONAL 1 X 1 SÃO JOSÉ-RS

INTERNACIONAL
Dida; Gilberto (Wellington Paulista), Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Alex, Alan Patrick, D’Alessandro (João Afonso) e Jorge Henrique (Eduardo Sasha); Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

SÃO JOSÉ-RS
Luiz Carlos; Bindé, Marcelo Oliveira (Everton), Júlio Santos e Brida; Jonas, Ramos, Chiquinho Rezende(Sander) e Rafinha; Jean e Franciel
Técnico: Benhur Pereira

Data: 28/02/2014 (sexta-feira)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo
Público: 2.159 (1.747 pagantes)
Renda: R$ 35.710,00
Árbitro: Fabrício Neves Correa
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição e Elio de Andrade Júnior
Cartões amarelos: Paulão (INT); Marcelo Oliveira (SJO)
Gols: Franciel, aos 28 minutos do primeiro tempo; Rafael Moura, aos 34 minutos do segundo tempo.