Topo

Inter reserva vence Aimoré em jogo marcado por protesto contra o racismo

Time do Aimoré, que perdeu para o Inter em São Leopoldo, usou máscaras do árbitro Márcio Chagas - Itamar Aguiar/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
Time do Aimoré, que perdeu para o Inter em São Leopoldo, usou máscaras do árbitro Márcio Chagas Imagem: Itamar Aguiar/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Porto Alegre

09/03/2014 17h55

O Internacional venceu pela 12ª vez no Campeonato Gaúcho. Foi neste domingo, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. A vitória de 2 a 1 em cima do Aimoré ocorreu após um protesto coletivo contra o racismo. O time da casa entrou em campo com máscaras do árbitro Márcio Chagas da Silva, que teve o carro depredado e coberto por bananas.

O Colorado, por sua vez, atuou com uma faixa preta no braço direito. E o trio de arbitragem carregou uma faixa com os dizeres “Racismo não”.

Em campo, Marcelo Ramos fez o gol do Aimoré, abrindo o placar. Eduardo Sasha e Wellington Paulista, no segundo tempo, garantiram a virada.

O resultado leva o Colorado aos 35 pontos e mantém o time de São Leopoldo com 15, ainda na luta por uma vaga nas quartas de final.

Os testes de Abel, que preservou titulares para a Copa do Brasil, não se limitaram aos nomes. O Inter também debutou uma nova formação, com Ygor improvisado como zagueiro e dando origem a um 3-5-2. Mas o aumento de defensores não deixou o time mais seguro. Pelo contrário.

Sem entrosamento, a defesa do Colorado virou presa fácil para investidas do Aimoré pelos lados. Alan, Ygor e Thales foram acossados várias vezes. Aos 11 minutos, Thales cortou mal um escanteio e a bola se ofereceu para Marcelo Ramos. Que encheu o pé e abriu o placar: 1 a 0.

Mesmo com Cláudio Winck e Raphinha mais soltos para atacar, como alas, o Inter demorou para levar perigo ao gol do Aimoré. Wellington Paulista teve que sair da grande área e acabou virando garçom.

Foi dos pés do camisa 9 que saiu o cruzamento para Eduardo Sasha marcar. O meia-atacante entrou nas costas da zaga e se jogou em direção a bola, desviando no canto do goleiro Rafael.

Antes do intervalo cada time teve mais uma chance. Do lado do Aimoré, Danilo Baia chutou forte e cruzado. Obrigando Muriel a fazer grande defesa no ângulo. No Inter foi Wellington Paulista quem assustou. O centroavante levou para a área, de costas, e quase fez um gol sem querer.

No segundo tempo o Inter sacou Raphinha e colocou Gladestony. Recuperou o meio-campo e passou a dominar a partida. Resultado: antes dos 15 minutos virou o marcador. Wellington Paulista recebeu na frente da área, driblou Baggio e chutou rasteiro. Mas antes do apito final, o Aimoré teve duas chances para empatar e perdeu por falta de pontaria.

Líder do grupo A e da classificação geral, o Internacional enfrenta o Lajeadense, no próximo domingo, na última rodada da primeira fase do Gauchão. Antes, na quarta-feira, os comandados de Abel Braga visitam o Remo, na estreia da Copa do Brasil.

AIMORÉ 1 X 2 INTERNACIONAL

AIMORÉ
Rafael; Danilo Baia, Baggio, Marcelo Ramos e Juca (Moacir); Basilio Toto, Faísca, Renato Medeiros (Paulo César); Diego Torres (Lucas Silva) e Cleiton
Técnico: Hélio Vieira

INTERNACIONAL
Muriel; Cláudio Winck, Alan, Thales e Raphinha (Gladestony); João Afonso, Ygor, Augusto, Alan Ruschel (Murilo) e Eduardo Sasha (Caio); Wellington Paulista
Técnico: Abel Braga

Data: 09/03/2014 (domingo)
Local: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Júlio César Santos e Marcelo Oliveira e Silva
Cartões amarelos: Baggio e Marcelo Ramos (AIM)
Gols: Marcelo Ramos, aos 11 minutos e Eduardo Sasha, aos 30 minutos do primeiro tempo; Wellington Paulista, aos 14 minutos do segundo tempo.