Topo

Barcos faz 2, Grêmio vira o jogo e encaminha rebaixamento do Passo Fundo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/03/2014 20h31

O Barcos de 2014 pouco lembra o do ano anterior. Neste domingo, o Pirata fez dois gols na vitória do Grêmio de virada sobre o Passo Fundo por 3 a 1, pela 13ª rodada do Campeonato Gaúcho. O resultado encaminhou o rebaixamento do time do interior, que só escapa da Série B se reverter a punição que o tirou 8 pontos no torneio.

O Passo Fundo escalou de forma irregular um jogador e por isso foi penalizado. Contudo, ainda luta na Justiça reverter a situação. Há dois julgamentos previstos e só assim a equipe poderá seguir na elite do futebol do Rio Grande do Sul no ano que vem.

Já o Grêmio rompeu jejum que durava três jogos. A vitória dá tranquilidade para o compromisso da próxima quinta-feira, contra o Newell's Old Boys, pela Libertadores. Além de manter o primeiro lugar na chave 2 do Estadual, agora com 26 pontos. Com mais um ponto - faltando dois jogos - o Tricolor garante matematicamente tal situação.

Hernán Barcos, destaque do jogo, chegou aos 9 gols no Gauchão e é o artilheiro da competição. Na temporada são 9 gols em 11 jogos.

O Grêmio começou o jogo desatento. Logo aos 2 minutos levou o primeiro gol. Hiantony encontrou liberdade pela direita e cruzou para Bruninho, sem marcação, de cabeça, abrir o placar. Mas a alegria do Passo Fundo durou pouco. Mais precisamente, 4 minutos. Aos 6, Zé Roberto cobrou escanteio e Barcos, também de cabeça, deu igualdade ao jogo.

Daí para frente, só o Grêmio atacou. Werley desviou escanteio e quase marcou aos 11. Luan procurou Barcos na área e também esteve perto aos 15. E aos 24, Barcos bateu cruzado dentro da área e obrigou o goleiro Bruno Grassi a uma difícil defesa.

O Passo Fundo, no entanto, tentou contra-ataques. O principal destaque do time foi Hiantony, que pouco antes do lance de Barcos, aos 22, chutou da intermediária e acertou o travessão da meta guardada por Marcelo Grohe.

Aos 37 minutos, uma chance incrível foi desperdiçada. Barcos driblou o marcador e cruzou rasteiro. A bola passou pelo goleiro Bruno Grassi, e Riveros, de dentro da pequena área, chutou para fora. Foi tudo na etapa inicial.

"Temos que converter as chances em gol para não ocorrer como na última partida", disse Ramiro, do Grêmio. "Estamos trabalhando bem a bola e temos o jogo controlado. É matar o jogo", completou Barcos.

E não tardou para o pedido de Barcos se concretizar. O Tricolor 'matou' o jogo. Para o segundo tempo, Enderson Moreira fez uma alteração para deixar a equipe mais ofensiva. Dudu substituiu Edinho. E logo no início, Barcos marcou o segundo, aparando de cabeça um belo cruzamento de Zé Roberto, aos 2 minutos.

Na frente, o Grêmio passou a administrar o jogo, mas sempre no ataque. Riveros e Ramiro tiveram boas oportunidades, de fora da área. Com comando das ações, o empate jamais esteve perto de ocorrer.

E com a mesma tranquilidade que coordenou as movimentações do jogo, o Tricolor fez o terceiro. Dudu encontrou Luan pela direita. O jovem dominou e bateu forte para a rede, aos 25. Sem forças, o Passo Fundo viu a partida acabar e se aproximou ainda mais do rebaixamento, que só pode ser evitado no Tribunal.

GRÊMIO 3 X 1 PASSO FUNDO

Data: 09/03/2014 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Francisco Neto
Auxiliares: Lúcio Flor e João Lúcio Junio
Renda: R$ 244.017,00
Público: 12.461 torcedores
Cartões amarelos:  Gustavo (PF), Anelka (PF); Werley (GRE)
Gols: Bruninho, do Passo Fundo, aos 2 minutos do primeiro tempo; Barcos, do Grêmio, aos 11 minutos do primeiro tempo; Barcos, do Grêmio, aos 2 minutos do segundo tempo; Luan, do Grêmio, aos 25 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell (Tinga); Edinho (Dudu), Ramiro, Riveros, Luan (Alán Ruiz) e Zé Roberto; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

PASSO FUNDO
Bruno Grassi; Rodrigo Vareta, Ediglê, Gil e Gustavo (Cassiano); Márcio Reis, Anelka (Vavá), Bruninho e Lenílson (Felipe); Matheus Santana e Hyantony
Técnico: Luís Carlos Winck