Topo

Barcos faz hat-trick, Grêmio passa fácil pelo Ju e pega o Brasil-RS na semi

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/03/2014 17h51

O Grêmio não precisou forçar muito para garantir vaga na semifinal do Gauchão. Neste domingo, o time da capital gaúcha contou com três gols de Barcos para vencer o Juventude por 3 a 0, na Arena. Agora, o adversário será o Brasil de Pelotas, na próxima quarta-feira, também em Porto Alegre.

O placar garantiu aos comandados de Enderson Moreira a segunda melhor campanha no geral, algo que assegura o direito de ter a semi em casa. O Brasil, por sua vez, chega à decisão após vencer o Novo Hamburgo no sábado pelo placar de 2 a 0.

O Grêmio saiu para decidir o jogo logo no começo. Foram 9 minutos de pressão absoluta até o primeiro gol. Um cruzamento bem feito por Pará, da direita, acabou na cabeça de Barcos e teve fim na rede. Antes dos 10 o time local já vencia o jogo.

E o gol não simbolizou recuo. Os comandados de Enderson Moreira, que optou por manter a formação com três volantes, seguiram em cima. Aos 12 Luan driblou seu marcador e cruzou. Dudu não alcançou no primeiro lance mas foi atrás da bola e rolou para Wendell. O lateral bateu forte por cima do gol defendido por Fernando.

Atordoado, o Juventude mal conseguiu respirar no jogo. Não houve nenhuma chegada mais forte nas ações iniciais de jogo. Pelo contrário, o time da serra sequer trocou passes no campo gremista.

A primeira chegada do Ju foi aos 28 minutos. Yann driblou dois marcadores, entrou na área e chutou rasteiro. A bola foi para fora da meta defendida por Marcelo Grohe.

Aos poucos as oportunidades se tornaram raras e o Grêmio pisou no freio. O Ju cresceu, mas ainda passou longe de estar perto de empatar. O 1 a 0 foi tudo na etapa inicial da partida.

"A gente sabe que é decisão. Ali atrás é erro zero e temos que seguir assim. Faz parte acertar o cruzamento. Treino muito para isso. Mas não quer dizer nada. Foi apenas o primeiro tempo e temos que ter mais calma para fazer o segundo e classificar", afirmou Pará.

O segundo tempo começou movimentado. Grêmio e Juventude estiveram perto de marcar, mas pararam nas defesas rivais. Aos 6, Barcos foi lançado por Luan e chutou cruzado para fora.

O Juventude ensaiou igualar as forças. Mas aos 11 do segundo tempo viu seu esforço ir por água abaixo. Wendell sofreu pênalti após grande jogada de Dudu. Barcos marcou o segundo gremista e sepultou o ímpeto rival.

O Grêmio seguiu insistindo. Aos 23, Dudu driblou da esquerda para o meio e bateu forte obrigando Fernando a uma difícil defesa com os pés. E aos 27 em vez de bater ele preferiu servir Barcos. O Pirata ainda driblou o goleiro antes de colocar na rede seu terceiro gol.

O Tricolor quase fez mais. Alán Ruiz entrou muito bem e quase fez aos 41. Mas não conseguiu. O 3 a 0 manteve a boa fase e garantiu o avanço do Grêmio.

GRÊMIO 3 X 0 JUVENTUDE

Data: 23/03/2014 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Maurício Coelho Silva
Renda: R$ 773.226,00
Público: 23. 718 torcedores
Cartões amarelos:  Edinho (GRE), Ramiro (GRE), Riveros (GRE), Zulu (JUV), Juliano (JUV), Mika (JUV), Rodrigo Heffner (JUV)
Gols: Barcos, do Grêmio, aos 9 minutos do primeiro tempo; Barcos, do Grêmio, aos 12 minutos do segundo tempo; Barcos, do Grêmio, aos 27 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros (Alán Ruiz), Luan (Jean Deretti) e Dudu (Everton); Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

JUVENTUDE
Fernando; Juliano (Rodrigo Heffner), Rafael Pereira, Diogo e Julinho; Vacaria (Ermel), Jardel, Mika e Yann; Douglas e Zulu.
Técnico: Roger Machado