Topo

W. Paulista marca dois, Inter vence Caxias e confirma Gre-Nal na final

Wellington Paulista chegou a sete gols e agora divide status de goleador do Inter na temporada - Alexandre Lops/AI Inter Divulgação
Wellington Paulista chegou a sete gols e agora divide status de goleador do Inter na temporada Imagem: Alexandre Lops/AI Inter Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2014 23h50

O Campeonato Gaúcho de 2014 será decidido pela dupla Gre-Nal. O Internacional confirmou sua vaga ao vencer o Caxias no estádio do Vale, nesta quarta-feira. Wellington Paulista, duas vezes, e Alex garantiram o avanço. Mais cedo, o Grêmio superou o Brasil de Pelotas. Os arquirrivais se encontram já no próximo domingo, na Arena. A partida de volta será em 13 de abril.

O encontro entre Inter e Grêmio na final volta a acontecer após duas temporadas. A última vez que os rivais se cruzaram na decisão do estadual foi em 2011. O Colorado poderá conquistar o tetracampeonato.

A vitória em Novo Hamburgo teve como grande destaque o setor ofensivo do Inter. Mesmo sem Rafael Moura, que segue com dores no joelho direito, o time comandado por Abel Braga não passou em branco. Wellington Paulista chegou a sete gols na temporada e se igualou a He-Man como goleador da equipe.

A partida teve 20 minutos de forte marcação e quase nenhum espaço para os ataques aparecerem. O Caxias, cheio de desfalques, se desdobrou para conseguir anular D’Alessandro e Aránguiz. Mas em uma falta esqueceu do cuidado por segundos e pagou o preço.

D’Ale cobrou falta rapidamente e lançou Gilberto. O lateral foi ao fundo e chutou para o meio da área, Wellington Paulista se jogou na bola e desviou com a ponta do pé: Inter 1 a 0 no primeiro chute a gol do jogo.

A vantagem deixou o Inter, enfim, melhor no jogo. Mas o time visitante assustou em duas ocasiões. Na mais forte, Maílson passou de viagem pela marcação e cruzou para a área. Wallacer deu um voleio e Paulão cortou. Os jogadores do Caxias pediram pênalti, mas o árbitro Jean Pierre mandou seguir.

Com mais espaço para jogar, o time dirigido por Abel aproveitou e fez o segundo gol antes do intervalo. Alex recebeu na intermediária, dominou e bateu forte. Bola no canto esquerdo do goleiro e 2 a 0 no placar.

No segundo tempo, quando o Caxias poderia esboçar real, o Inter marcou logo com 1 minuto. Jorge Henrique serviu Wellington Paulista e o camisa 9, dentro da pequena área, apenas desviou. A defesa da equipe da Serra ficou completamente parada.

Com 3 a 0 contra, o Caxias passou a cometer inúmeras faltas. O Inter diminuiu o ritmo. Mas mesmo assim o jogo ainda teve chances. Lucão errou a cabeçada e desperdiçou a oportunidade de descontar. Já no Inter, Fabrício não conseguiu empurrar para a rede livre, quase em cima da linha.

INTERNACIONAL 3 X 0 CAXIAS

Data: 26/03/2014
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Tatiane Jacques de Freitas (RS)
Público: 3.585 (3.007 pagantes)
Renda: R$ 96.380,00
Cartões amarelos: Alex, Willians, Fabrício, Juan (INT); Baiano, Léo, Bebeto (CAX)
Gols: Wellington Paulista, aos 21 minutos e Alex, aos 42 minutos do primeiro tempo; Wellington Paulista, a 1 minuto do segundo tempo.

INTERNACIONAL
Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício (Alan Ruschel); Willians (Ernando), Aránguiz, Alex, D’Alessandro e Jorge Henrique (Ygor); Wellington Paulista
Técnico: Abel Braga

CAXIAS
Douglas; Léo, Tiago, Jean e Bebeto; Edmílson (Marcelo Carvalho), Baiano, Alisson e Wallacer; Rafael Carioca (Lucão (Waldeir)) e Maílson
Técnico: Beto Campos