Topo

Inter conquista o 10º Campeonato Gaúcho desde o início dos anos 2000

Do UOL, em Porto Alegre

13/04/2014 18h06

O Internacional conquistou o tetracampeonato do Campeonato Gaúcho ao vencer o Grêmio, por 4 a 1, neste domingo, no estádio Centenário. O título é o 43º da história do clube em 95 anos da competição no Rio Grande do Sul. Desde 2000, este é o 10º estadual conquistado pelo alvirrubro.

A campanha começou com Clemer assumindo a disputa com o time Sub-23 que se apresentou em dezembro de 2013 para disputar as primeiras rodadas. Com Cláudio Winck, Aylon, Gladestony, Thales e Murilo como destaques, os jovens do Colorado venceram as três primeiras partidas, marcando seis gols e sofrendo apenas dois.

A partir do jogo contra o São Paulo, de Rio Grande, Abel Braga assumiu o comando da equipe e passou a alternar times mistos, reserva e titular. Mesmo sem dar sequência à equipe, o treinador manteve a boa campanha da equipe comandada por Clemer e chegou à parte final da primeira fase com nove pontos a mais que o segundo time da classificação geral, o Grêmio, com nove.

Para chegar as finais contra o Grêmio, superou nas quartas de final o Cruzeiro-RS, por 3 a 1, e o Caxias, na semifinal, por 3 a 0. Ambas as partidas ocorreram no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

Ao todo, o grupo titular venceu 13 jogos, empatou dois e perdeu apenas um, com um time formado basicamente com suplentes. Marcou 34 gols e sofreu 10. Além do destaque para o sistema defensivo, os centroavantes Rafael Moura e Wellington Paulistas tiveram bons rendimentos e marcaram sete gols cada um.

O Campeonato Gaúcho também marcou o retorno do Internacional ao estádio Beira-Rio, que estava em reforma para cinco jogos da Copa do Mundo. Apesar de ter disputado apenas duas partidas oficiais até agora, venceu as duas. Contra o Caxias, 4 a 0, e contra o Brasil-RS, 1 a 0. Por não ter conseguido a liberações com os órgãos de segurança, transferiu a final para Caxias do Sul.

Após o título, a segunda-feira será de folga para o elenco do Internacional. A reapresentação ocorre na terça-feira, às 16h, no CT do Parque Gigante. Depois de levantar a quarta taça consecutiva do estadual, o foco passa ser a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Vitória, no próximo sábado, em local a ser definido.