Topo

Inter faz 4 a 1 em Caxias, arrasa o Grêmio e conquista tetra do Gauchão

D"Alessandro (e), Alex, duas vezes, e Alan Patrick marcaram os gols que garantiram o tetra do Internacional - Alexandre Lops/Divulgação Inter
D'Alessandro (e), Alex, duas vezes, e Alan Patrick marcaram os gols que garantiram o tetra do Internacional Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Inter

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Caxias do Sul (RS)

13/04/2014 17h54

Uma goleada histórica e o quarto título estadual seguido. Neste domingo, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Internacional arrasou com o Grêmio e conquistou o Campeonato Gaúcho. D'Alessandro, Alex duas vezes e Alan Patrick marcaram no 4 a 1 que confirmou a melhor campanha do estadual. Ernando, contra, descontou.

O título contempla uma campanha quase irretocável, que teve apenas uma derrota. Time de melhor campanha na primeira fase, com nove pontos de vantagem, o Inter já havia vencido na primeira partida - na Arena do Grêmio, por 2 a 1.

A vitória vermelha na Serra Gaúcha se transformou em goleada no princípio do segundo tempo, quando o escore simples saltou para a goleada em 12 minutos. O Grêmio atônito, chegou a organizar uma reunião entre seus jogadores para evitar vexame maior.

Os torcedores do Internacional, em êxtase, passaram a gritar olé e 'é campeão' antes dos 20 minutos. Os gremistas chegaram a jogar rojões dentro do gramado.

No primeiro tempo o Grêmio chegou a ter mais posse de bola que o Inter, mas não foi competente. Querendo reverter a desvantagem, Enderson Moreira deixou até os volantes finalizarem.

O Inter, mesmo frouxo na marcação nos primeiros minutos, foi efetivo. Aos 27, na primeira chance criada, o Colorado ampliou sua vantagem e ficou mais perto do tetra. Werley vacilou, Rafael Moura tomou a bola e serviu D'Alessandro. O argentino bateu rasteiro: 1 a 0.

Antes do intervalo o Grêmio respondeu com Barcos, mas Dida espalmou. Rafael Moura deu o troco por baixo, com um leve desvio, e quase antecipou o 2 a 0. Mas o segundo gol viria apenas na etapa final.

Na volta do intervalo, precisando marcar três gols para ser campeão, Enderson Moreira sacou Edinho e colocou Max Rodríguez. A troca deixou o Grêmio completamente exposto e o Inter aproveitou.

Alex desviou antes de Marcelo Grohe chegar e fez 2 a 0 com apenas 4 minutos. O terceiro gol saiu de pênalti, após D'Alessandro ser derrubado por Dudu. Na cobrança, Alan Patrick deslocou o goleiro.

Aos 12, com a parte vermelha do estádio enlouquecida, Alex transformou o escore em histórico. O camisa 12 recebeu dentro da grande área, driblou Grohe e chutou para o gol vazio. O placar elástico fez o time do Grêmio promover uma cena atípica.

Barcos, Riveros e Grohe conversaram no campo de defesa. Como se procurassem uma solução para estancar a goleada. Enderson também resolveu mexer para evitar vexame maior e colocou Léo Gago na vaga de Alán Ruiz.

Pouco depois, com o Inter já satisfeito e trocando passes, o Grêmio fez o gol de honra. Dudu disparou pela direita, invadiu a grande área e cruzou. Ernando, no meio do caminho, desviou para o próprio gol: 4 a 1.

Antes do fim Pará e Willians foram expulsos por bate-boca. D’Alessandro e Riveros também tiveram uma rusga.

INTERNACIONAL 4 X 1 GRÊMIO

INTERNACIONAL
Dida; Gilberto, Ernando, Paulão e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick (Ygor), Alex e D'Alessandro; Rafael Moura.
Técnico: Abel Braga

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Maxi Rodríguez), Ramiro, Riveros, Alán Ruiz (Léo Gago) e Dudu; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

Data: 13/04/2014, domingo
Local: estádio Francisco Stédile, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Assistentes: Julio Cesar Rodrigues e Marcelo Barison
Público: 17.424 (15.815 pagantes)
Renda: R$ 665.230,00
Cartões amarelos: Edinho (GRE), Riveros (GRE), Léo Gago (GRE), MaxiRodríguez (GRE), Barcos (GRE); Fabrício (INT), D'Alessandro (INT);
Cartões vermelhos: Pará (GRE) e Willians (INT)
Gols: D'Alessandro, do Inter, aos 27 minutos do primeiro tempo. Alex, do Inter, aos 4 minutos do segundo tempo; Alan Patrick, do Inter, aos 0 minutos do segundo tempo; Alex, do Inter, aos 12 minutos do segundo tempo; Dudu, do Grêmio, aos 27 minutos do segundo tempo.