Topo

Queda humilhante do Grêmio põe em dúvida 2º melhor time da Libertadores

Werley deixa gramado cabisbaixo após goleada sofrida pelo Grêmio e pode sair do time - Jeremias Wernek/UOL Esporte
Werley deixa gramado cabisbaixo após goleada sofrida pelo Grêmio e pode sair do time Imagem: Jeremias Wernek/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/04/2014 06h00

Gre-Nal arruma ou desarruma a casa. A frase do ex-dirigente do Internacional, Ibsen Pinheiro, já se reflete no Grêmio. A casa azul, branca e preta estava organizada até este domingo. Mas a queda por 4 a 1 para o rival, com direito a 'olé' e aplausos irônicos da torcida para 'comemorar' o gol põe em dúvida o time e o comando técnico que vinham em trajetória de sucesso na Libertadores.

A fase de grupos do torneio continental acabou com o Grêmio como segunda melhor campanha. No grupo chamado 'da morte', o time gaúcho avançou em primeiro e uma rodada antes do fim já estava classificado.

No entanto, as duas derrotas para o Inter, por 2 a 1 na Arena e 4 a 1 em Caxias do Sul, abafaram o bom trabalho realizado até agora.

O primeiro ponto de questionamento é a defesa. Werley falhou no primeiro gol do Inter e já recebe algumas contestações da torcida. Na reserva, Pedro Geromel 'ultrapassou' Bressan e pode receber oportunidades em breve.

Antes absoluto na equipe, o lateral direito Pará também virou vilão na goleada sofrida pelo Grêmio. E neste setor, Enderson Moreira não tem muitas opções. Se resolver mudar o time, Tinga é o primeiro suplente. Logo atrás está Moisés, que vem sendo menos aproveitado a cada treinamento.

O meio-campo com três volantes sustentou bem o adversário no primeiro tempo. No segundo, quando o treinador resolveu sacar Edinho, o Tricolor desabou. Aí a indignação azul recaiu sobre Enderson Moreira, que viu seu time sofrer três gols em cerca de 11 minutos. E só não foi mais pois o Inter claramente 'tirou o pé'.

"Não acredito que a goleada tenha ocorrido em função da troca. Tínhamos que arriscar pois estava 1 a 0 contra e este placar não nos interessava. Muitas vezes me falaram para desprezar o Campeonato Gaúcho. Mas usamos o melhor time sempre e tentamos a conquista. No futebol há dessas coisas", disse o treinador.

Antes do fim da partida ainda houve minutos para 'olé' da torcida do Internacional. E quando o Grêmio marcou, com Dudu, em vez de vaias, os vermelhos se voltaram ao campo e aplaudiram ironicamente o oponente.

"Tratamos como coisas que são do futebol. Vexame é quando um time não tenta reverter o quadro, não se empenha. Vi meu time buscando o primeiro gol, depois buscando o segundo. Isso é futebol. Temos que ressaltar que do outro lado tinha um grande time", afirmou o técnico do Grêmio.

Após a goleada sofrida o elenco está de folga nesta segunda-feira. O dia deve ser marcado por anúncios de contratações. Rodriguinho, do Corinthians, e Arthur, do Londrina, devem ser anunciados oficialmente. Por outro lado, Everaldo está indo para o Figueirense.