Topo

Taça com nome de gremista some após título estadual do Inter

Rafael Moura (esq) ergueu taça em homenagem a Lupicínio Rodrigues, compositor do hino do Grêmio - Alexandre Lops/AI Inter Divulgação
Rafael Moura (esq) ergueu taça em homenagem a Lupicínio Rodrigues, compositor do hino do Grêmio Imagem: Alexandre Lops/AI Inter Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/05/2014 12h36

A Taça 100 anos de Lupicínio Rodrigues, oferecida pela prefeitura de Porto Alegre junto com o troféu de campeão gaúcho, sumiu. A Federação Gaúcha de Futebol trabalha com duas possibilidades: furto ou extravio. O Internacional, que chegou a dar volta olímpica com a peça, admite que não tem o item em seu acervo e cogita pedir uma réplica.

O caso insólito tem detalhes confusos e versões diversas. Na FGF, o sumiço da taça foi informado um dia depois da grande final em Caxias do Sul, no estádio Centenário.

“Nós sempre pedimos o troféu de volta para entregar na festa oficial, na segunda-feira. E o Inter me ligou dizendo: ‘Temos uma má notícia. Uma das taças sumiu’. Sumiu é aquilo, né, como iria sumir uma taça?”, contou o presidente da FGF, Francisco Novelletto.

No Beira-Rio, o caso foi tratado com cuidado. Vários setores do clube evitaram admitir o sumiço do troféu e foram repassando a responsabilidade.

“Eu não sei deste caso. A taça pode estar lá no departamento de futebol, no vestiário do CT [às margens do Guaíba]”, afirmou o secretário-geral Gelson Pires.

No departamento de futebol, a confirmação de que a taça promocional não chegou ao vestiário vermelho após o triunfo diante do Grêmio. Mas a versão de que era de responsabilidade dos fiscais da Federação recolher o objeto.

“A gente deu a volta olímpica e não vimos mais esta taça. Ficamos com a taça oficial”, afirmou o diretor de futebol Jorge Macedo.

A ausência na taça na festa oficial causou uma saia-justa, pois o cerimonial apontava que o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, entregasse o troféu.

O troféu promocional foi criado para homenagear o compositor Lupicínio Rodrigues, que se estivesse vivo completaria 100 anos em 2014. A curiosidade é que era torcedor do Grêmio e foi autor do hino do clube tricolor.