Topo

FGF confirma Gauchão 2015 com regra contra times reservas e 3 rebaixados

Regra inspirada no Paulistão visa evitar times reservas da dupla Gre-Nal em 2015 - Alexandre Lops/AI Inter
Regra inspirada no Paulistão visa evitar times reservas da dupla Gre-Nal em 2015 Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/12/2014 17h08

O Campeonato Gaúcho de 2015 está no papel. Nesta segunda-feira (01), a Federação Gaúcha de Futebol divulgou a tabela da competição e confirmou que os clubes poderão inscrever apenas 32 jogadores para disputa da primeira fase. Além disto, o órgão manteve o plano de redução de participantes na primeira divisão.

No começo de novembro, o UOL Esporte informou que o Gauchão deveria seguir o exemplo do Campeonato Paulista, limitando o número de jogadores por equipe para eliminar os chamados times reservas em jogos no interior do estado. A diferença em relação ao Paulistão é o número de inscritos por clube. Em São Paulo serão 28 e no Rio Grande do Sul 32.

“Os clubes do interior já haviam reclamado desse desequilíbrio técnico e propuseram a regra. Mas não achamos adequado seguir o Paulistão, com 28 jogadores e aumentamos em mais quatro vagas”, disse Francisco Noveletto, presidente da FGF.

Além da regra que tenta evitar o uso de times completamente reservas, criando um desequilíbrio técnico para os times do interior, o Gauchão terá sua última edição com 16 clubes. Em 2015, três equipes serão rebaixadas e apenas uma promovida.

“Existe uma chiadeira pela diminuição de clubes na primeira divisão, mas não existe outra opção. O pessoal de Grêmio e Inter está sempre na Libertadores, tem a redução de datas e não é interessante ter a dupla Gre-Nal jogando com time sub-17, sub-20, no interior”, afirmou Noveletto à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre.

A primeira rodada do Campeonato Gaúcho, em 1º de fevereiro, colocará o Internacional diante do Lajeadense, fora de casa. Já o Grêmio vai estrear em casa, encarando a União Frederiquense. O primeiro clássico de 2015 será disputado no Beira-Rio, em 1º de março.