Topo

Primeira rodada do Gauchão vai valer taça e pode ter até pênaltis

Lajeadense e Inter vai valer também pela Recopa Gaúcha. Em 2014 Pelotas foi campeão (f) - Marcelo Campos / MC10 / Divulgação
Lajeadense e Inter vai valer também pela Recopa Gaúcha. Em 2014 Pelotas foi campeão (f) Imagem: Marcelo Campos / MC10 / Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/01/2015 11h39

O jogo entre Lajeadense e Internacional, em 1º de fevereiro, vai valer por dois. Sem datas disponíveis, a Federação Gaúcha de Futebol definiu que a partida que abre a fase classificatória do estadual também será a decisão da Recopa Gaúcha. E em caso de empate, os dois times ficarão com um ponto na tabela do campeonato, mas podem ter que ir para uma disputa de pênaltis que apontará o dono da taça.

A Recopa Gaúcha coloca frente a frente o campeão estadual e o vencedor da Super Copa Gaúcha. Criada em 2013, mas disputada a partir do ano passado, a competição não rende prêmio financeiro ao campeão e deveria ter sido marcada para sete dias antes da primeira rodada. Mas a falta de espaço no calendário criou o cenário bizarro.

“Essa taça a gente sempre faz uma semana antes do primeiro jogo do Gauchão. Então ficou acordado que vai ser entregue lá, após o jogo, para o vencedor”, disse Francisco Novelletto, presidente da FGF.

A definição deste jogo que vale por dois ainda tem pontos a serem definidos. Para evitar uma cena ainda mais estranha, a federação gaúcha irá procurar os dois clubes em busca de um acordo de cavalheiros. Uma regra extra em caso de empate no tempo normal.

“Vamos ver se no empate existe um acordo. No máximo podemos ter uma disputa nos pênaltis. Pode ter um acordo um cavalheiros, com o visitante ficando com a taça ou então se definindo que ela é do mandante. Vamos tentar este acordo prévio”, comentou Novelletto.

A primeira rodada do Campeonato Gaúcho começará no sábado, com destaque para a estreia do Grêmio diante da União Frederiquense, na Arena. O Gre-Nal da primeira fase pode até ser disputado no Paraná, pelo conflito de datas com o UFC. E três times serão rebaixados. Nenhum detalhe, porém, causou mais polêmica com que o limite de inscrição. Com o argumento de buscar equilíbrio técnico, a FGF definiu que apenas 32 jogadores por clube poderão atuar.