Topo

Bastos usa exemplo próprio para 'acalmar' gremista de 16 anos em estreia

Lincoln, de 16 anos, estreia entre os profissionais do Grêmio neste sábado - Pedro Mello/ Aguante Comunicação
Lincoln, de 16 anos, estreia entre os profissionais do Grêmio neste sábado Imagem: Pedro Mello/ Aguante Comunicação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2015 12h01

O volante Fellipe Bastos é jovem para ser considerado um jogador experiente. Tem apenas 24 anos. Mas já rodou pelo futebol de Portugal, esteve no Vasco, e agora no Grêmio tenta auxiliar o jovem Lincoln, que estreia no profissional com apenas 16 anos. E para isso, se coloca como exemplo. 

"Ansiedade é normal. O menino tem 16 anos. Eu estreei com 16 também e sei a preocupação, a ansiedade de jogar. Acaba atrapalhando. Eu particularmente converso com ele para ter tranquilidade e desenvolver o futebol que ou trouxe ao profissional. Tenho certeza que vai nos ajudar muito, temos observado ele nos treinamentos", disse. 
 
Lincoln será titular do Grêmio por conta da falta de documentação liberando Douglas. E é exatamente no camisa 10 que o mais novo busca inspiração e conversa também para pegar 'dicas' de como atuar. 
 
"O Lincoln é mais novo, mas tem praticamente as mesmas características do Douglas. Qualidade para colocar o centroavante na cara do gol. Ele tem conversado com o Douglas, e eu sou um dos grandes amigos do Douglas no Grêmio e vejo isso. Ele é promissor, vai nos ajudar muito, é um menino que escuta bastante e certamente vai contribuir para começarmos o ano com vitória", afirmou.
 
Personalidade não falta ao menino. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, na quarta-feira, ele disse que se vê em condições de ser o melhor jogador do mundo. Já arrancou elogios de Felipão e do vice de futebol Fábio Koff. E agora receberá oportunidade. 
 
"O que precisa fazer é tocar um pouco mais rápido. É mania de quem vem da base segurar mais a bola e no profissional se você faz isso leva porrada e se machuca. Ele tem aprimorado nos treinamentos. Além de tentar um passe mais complicado para os companheiros, como o Douglas faz", finalizou Bastos. 
 
A estreia do Grêmio no Gauchão está marcada para este sábado (31) às 17h (horário de Brasília), na Arena, contra o União Frederiquense.