Topo

Grêmio dá última chance a ataque gringo e abre 2015 contra caçula do Gaúcho

Marcelo Moreno volta ao Grêmio e será titular neste sábado contra o União Frederiquense - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Marcelo Moreno volta ao Grêmio e será titular neste sábado contra o União Frederiquense Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2015 06h00

A temporada 2015 começa neste sábado (31). O Grêmio abre o ano contra o União Frederiquense, às 17h (horário de Brasília), na Arena. O primeiro jogo do Campeonato Gaúcho gera grande expectativa por conta do ataque formado por Marcelo Moreno e Barcos, além da primeira oportunidade de ver Lincoln, de apenas 16 anos, que será titular no meio campo. 

Foram 10 dias de pré-temporada em Gramado, na serra gaúcha, e retrospecto longe do esperado nos amistosos. Três jogos, uma vitória apenas, contra o time Sub-20 amador do Gramadense. Depois, empates contra Novo Hamburgo e Cascavel. 
 
E o ataque renomado, com dois jogadores que ficaram entre os artilheiros do último Brasileirão, não deslanchou. Apenas um dos cinco gols marcados nos compromissos amistosos partiu dos homens de frente, e nenhuma vez a dupla chegou a empolgar. Agora, Felipão quer observar em uma partida valendo pontos, mas sabe que é a última chance para perceber que vale a pena insistir com o Pirata e o Flecheiro juntos. 
 
"Eu que tenho que ter paciência, a torcida não. Olham dois jogadores de qualidade e acham que isso simplesmente vai fazer as coisas funcionarem. Mas não é bem assim. As características dos companheiros também têm que combinar para o ataque funcionar", disse o técnico Luiz Felipe Scolari. 
 
Além da dupla, Lincoln gera boa expectativa. O meia de apenas 16 anos encantou nos primeiros treinamentos e será titular graças a ausência de documentação liberando Douglas. O ex-vascaíno não teve contrato publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Situação pela qual também passam Erazo e Gabriel Silva, que desfalcam o time portoalegrense. 
 
Além disso, Marcelo Oliveira, que atuará improvisado na zaga, e Galhardo, que será titular na lateral direita, terão as primeiras oportunidades de defender o Grêmio. Fato é que o Gauchão virou 'Copa do Mundo' no Tricolor, já que se trata da única competição no primeiro semestre e um título que não é conquistado desde 2010. 
 
"O Grêmio sempre deu valor ao Gauchão. Nas minhas outras passagens, sempre organizamos o time e jogamos o campeonato para vencer. Não é Copa do Mundo, mas um campeonato que o Grêmio participa para vencer", disse Scolari. 
 
Caçula do Gauchão estreia na Série A
 
O União Frederiquense tem apenas quatro anos de futebol profissional e já disputará a primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Estreando na elite estadual, o time verde e vermelho da cidade de Frederico Westphalem conta com o experiente Josiel, com passagem pelo Flamengo e goleador do Brasileirão de 2007, como grande estrela. O técnico Rodrigo Bandeira ainda tem Paulinho Macaíba, outro nome conhecido do interior gaúcho. 
 
GRÊMIO X UNIÃO FREDERIQUENSE
 
Data e horário: 31/01/2015, às 17h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV 
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e Jorge Eduardo Bernardi
 
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira e Marcelo Hermes; Araújo, Fellipe Bastos, Luan e Lincoln; Marcelo Moreno e Barcos. 
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
UNIÃO FREDERIQUENSE: Nícolas; Régis, Marcelão, Fred e Ronaldinho Gramadense; Jonas, Jovany, Adilson e Jéfferson; Paulinho Macaíba e Josiel.
Técnico: Rodrigo Bandeira