Topo

Grêmio é previsível no 1º jogo sem Barcos e perde para o Aimoré-RS

Marcelo Moreno tentou até bicicleta, mas Grêmio não foi bem em São Leopoldo - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Marcelo Moreno tentou até bicicleta, mas Grêmio não foi bem em São Leopoldo Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

04/02/2015 23h55

A primeira experiência sem Barcos não foi nada animadora. Nesta quarta-feira (04), o Grêmio perdeu para o Aimoré-RS, por 2 a 1, no estádio Cristo Rei. Apesar da ausência do argentino, que acertou ida para a China um dia antes, Felipão insistiu no esquema com dois centroavantes e fracassou. O tricolor apresentou futebol pobre, previsível. E marcou passo logo na segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Os gols foram de Mikael, Renan Oliveira e Luan.

Com o resultado, o time comandado por Luiz Felipe Scolari para nos três pontos. Pior que a derrota em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, foi o rendimento. O Grêmio só foi assustar o Aimoré na base da pressão, do abafa. E quando o adversário se recolheu de vez, abrindo mão de jogar. Mesmo assim foi insuficiente para render pelo menos um empate.

Fases do jogo: O primeiro tempo teve um gol no começo e outro no final. Ambos do Aimoré, que foi aplicado na marcação e preciso na hora de atacar. Que amarrou um Grêmio previsível, lento e mesmo sem Barcos insistindo nos dois centroavantes – com Lucas Coelho ao lado de Marcelo Moreno.

O primeiro gol saiu logo aos 2 minutos, quando o Aimoré apertou a marcação, roubou a bola na sua intermediária e encontrou uma avenida pela frente. Mikael correu sem parar e chutou, a bola desviou em Rhodolfo e liquidou Marcelo Grohe. A desvantagem afetou o Grêmio, que demorou a se encaixar e só foi assustar os donos da casa aos 20 minutos.

Primeiro foi Rafael Galhardo, que cobrou escanteio fechado em busca de um gol olímpico, mas parou em uma das mãos de Pitol. O goleiro, criado no Grêmio, ainda fez uma defesa incrível após desvio de cabeça de Marcelo Moreno, aos 35 minutos. O melhor momento do time dirigido por Felipão não rendeu em nada e virou pano de fundo para um golaço. Aos 46, Renan Oliveira teve espaço e bateu colocado de fora da área. A bola fez uma curva e entrou no ângulo para botar 2 a 0 no placar.

Na etapa final Luiz Felipe Scolari deu o braço a torcer e tirou Lucas Coelho, desmanchando o esquema com dois centroavantes. A entrada de Everton deu um pouco mais de mobilidade, mas o Grêmio mudou de fato quando Lincoln substituiu Douglas. O meia de 16 anos deixou o tricolor mais criativo e participou da jogada que deu alento. Aos 25 minutos, Luan recebeu dentro da área, driblou um e chutou. A bola bateu em um zagueiro e tirou Pitol da jogada: 2 a 1 e um fio de esperança. Perto do final, o Aimoré teve dois jogadores expulsos - Mikael e Viana -, mas não adiantou. Nem os seis minutos de acréscimos resolveram. As limitações falaram mais alto até que a vantagem numérica e o tempo extra.

O melhor: Alvaro - incansável na marcação, volante revelado pelo Inter anulou Douglas e forçou camisa 10 a ser sacado antes do final do jogo.

O pior: Lucas Coelho - herdeiro da vaga de Barcos, o jovem atacante não finalizou no primeiro tempo. Melhor participação foi trombar com marcadores.

FICHA TÉCNICA
AIMORÉ-RS 2 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 04/02/2015, às 22h (horário de Brasília)
Local: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo
Árbitro: Roger Goulart
Auxiliares: José Eduardo Cauza e Antonio João Albornoz
Cartões amarelos: Mikael, Viana, Toto, Pitol (AIM); Fellipe Bastos, Luan (GRE)
Cartões vermelhos: Mikael e Viana (AIM)
Gols: Mikael, aos 2 minutos; Renan Oliveira, aos 46 minutos do primeiro tempo. Luan, aos 25 minutos do segundo tempo.

AIMORÉ-RS: Pitol, Toto, Lacerda, Diego Rocha, Alvaro, Pavone, Mikael, Faisca, Viana, Renan Oliveira (Gian) e Diego Pereira (Moacir)
Técnico: Paulo Porto

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Marcelo Oliveira, Rhodolfo e Junior; Arthur (Matías Rodríguez), Fellipe Bastos, Luan e Douglas (Lincoln); Marcelo Moreno e Lucas Coelho (Everton)
Técnico: Felipão