Topo

Inter vai propor torcida mista em Gre-Nal para ter 'clima de Copa'

Setor de torcida mista poderá receber até duas mil pessoas no clássico de 1º de março - Lucas Uebel/Divulgação
Setor de torcida mista poderá receber até duas mil pessoas no clássico de 1º de março Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/02/2015 14h15

O Internacional tentará criar um novo setor no Beira-Rio para o Gre-Nal do próximo dia 1º de março, válido pela fase classificatória do Campeonato Gaúcho. O Colorado vai se reunir com a Brigada Militar e propor uma área com torcida mista na arquibancada superior de seu estádio. O plano é aglutinar entre 1,5 mil e duas mil pessoas neste local.

A ideia consiste no seguinte: um torcedor do Inter comprará o ingresso para o setor misto e poderá levar um rival. A dupla terá de entrar junta no estádio. O plano é fomentar a ida de famílias e grupos de amigos ao clássico. “As pessoas de bem estão sendo afastadas do estádio. O que a gente quer é inovar, juntar representantes. A gente viu essa convivência na Copa do Mundo. Não vamos mexer na área de torcedores do Grêmio, haverá ingressos vendidos pelo clube. Estamos tentando criar um novo setor, um setor misto”, disse Alexandre Limeira, vice de administração do Inter.

O plano depende de autorização da BM, que terá uma reunião com o Internacional nesta segunda-feira (09). Após o encontro, se receber o aval, o Colorado definirá que ponto da arquibancada superior receberá o novo setor. Ao comprar o tíquete para a área mista, os dois torcedores terão de preencher um cadastro e informar que tipo de vínculo possuem.

“Não vamos comercializar com quem gosta de tumulto, vamos vender para o filho e o pai que nunca puderam ver um Gre-Nal lado a lado no estádio. Será um recado muito maior do que levar faixa pedindo paz”, opinou Limeira. "As pessoas de bem existem e vieram na Copa, então temos que chamar. Temos que ter a rivalidade, a vontade de vencer. Mas o clima de civismo tem que existir", completou.

Se obter aprovação, o Internacional poderá até mesmo repetir um projeto utilizado durante a Copa do Mundo. O chamado 'Caminho do Gol' contou com atrações musicais nas vias que ligam Porto Alegre ao Beira-Rio antes de jogos do Mundial. No Gre-Nal, ele serviria para reforçar o clima de civilidade entre os torcedores rivais às vésperas do primeiro clássico de 2015.