Topo

Anderson perde pênalti na estreia e Inter não convence em novo empate

Anderson entrou no segundo tempo na volta ao Brasil após quase 10 anos na Europa - Alexandre Lops/Divulgação
Anderson entrou no segundo tempo na volta ao Brasil após quase 10 anos na Europa Imagem: Alexandre Lops/Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

11/02/2015 23h49

O meia Anderson voltou a jogar no futebol brasileiro nesta quarta-feira (11), após quase 10 anos na Europa, mas foi personagem por um erro. Colocado em campo no segundo tempo, o camisa 8 perdeu o pênalti que poderia ter dado a vitória ao Internacional diante do Cruzeiro-RS, no estádio Vierão, em Gravataí. Além da penalidade defendida pelo goleiro Bruno, o Colorado dirigido por Diego Aguirre encheu os olhos outra vez no Gauchão e empatou a terceira partida: 0 a 0.

Agudo na frente, mas exposto na defesa, o Inter fez um jogo aberto com o modesto time sediado em Cachoeirinha. Muriel precisou realizar duas grandes defesas e ainda contou com o travessão para não ser vazado. No segundo tempo houve evolução, mas faltou pontaria. Com o resultado, o Colorado chega aos seis pontos e fica na sexta colocação na classificação do estadual.

Anderson foi a campo na metade da etapa final e ajudou o Colorado a seguir forte na articulação. Mas o pênalti, inexistente, foi desperdiçado. A irregularidade foi vista em um lance onde o zagueiro Laerte tirou a bola em cima da linha com a barriga. A arbitragem viu toque de mão, assinalou pênalti e expulso o atleta.

Fases do jogo: O Internacional foi mais do mesmo. Bem no ataque, mas caótico na defesa. A velocidade da dupla Vitinho e Eduardo Sasha foi válvula de escape para o Colorado criar chances e chegar perto de marcar em pelo menos três vezes no primeiro tempo. Vitinho, cobrando falta, por pouco não abriu o placar.

Só que o Cruzeiro-RS não se intimidou e respondeu sempre. Aproveitando os espaços deixados pela dupla Nilton e Aránguiz, o time celeste explorou por todos os lados uma defesa ainda longe de ter o entrosamento mínimo. Cada bola na área vermelha era um susto. Muriel fez duas boas defesas e se destacou – resumindo o cenário. A primeira intervenção foi em cobrança de falta de Rodrigo Heffner e outra à queima roupa, após leve desvio de Wesley na pequena área.

Nilmar, visivelmente ainda fora da melhor condição, se esforçou bastante. Só que a melhor coisa produzida pelo camisa 7 foi um chapéu aplicado no marcado, na intermediária ofensiva. Antes do intervalo, Sasha aparou cruzamento de D’Alessandro e desperdiçou boa chance.

"Temos que melhorar a marca (marcação). Temos que dar mais um pouquinho cada um, já sabemos isso. Já falamos isso no grupo. Não é questão de botar 10 volantes, mas de ajudar na marcação. No meu caso não é o ponto forte, mas temos que fazer", disse D'Alessandro em tom de cobrança no intervalo.

Na etapa final o Cruzeiro diminuiu o ritmo e passou a esperar o Inter dar mais espaços. O Colorado atendeu ao pedido do seu capitão e foi mais firme na marcação. Mas igualmente nulo no ataque. Paraná, em cobrança de falta ensaiada, acertou o travessão de Muriel aos 11 minutos. O susto foi o único na etapa final. Aos 32, Laerte cortou em cima da linha uma finalização de Nilmar. O árbitro Anderson Farias viu, erroneamente, toque de mão e marcou pênalti. Anderson, lançado no jogo pouco antes, pediu autorização a D'Alessandro e foi para a cobrança. O meia revelado pelo Grêmio bateu no canto direito, mas o goleiro Bruno saltou certo e espalmou.

O(s) melhor(es): Bruno e Muriel - os dois goleiros foram figuras de destaque e fundamentais no placar final. O camisa 1 do Colorado fez grandes intervenções no primeiro tempo e o companheiro de posição do Cruzeiro além de pegar o pênalti espalmou outra duas grandes defesas.

O(s) pior(es): Léo e Nilton - lateral direito do Inter errou diversos cruzamentos e mesmo sendo arma mais usada no decorrer dos 90 minutos, deixou a desejar. Chegou a perder oportunidades simples para servir os atacantes. Volante foi irregular, deu botes errados e acabou sendo substituído. Na saída do campo, respondeu aos torcedores que o vaiaram.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO-RS 0 X 0 INTERNACIONAL

Data: 11/02/2015 (quarta-feira)
Local: estádio Vierão, em Gravataí (RS)
Árbitro: Anderson Farias
Auxiliares: Jorge Bernardi e Antonio Albornoz
Cartões amarelos: Wagner, Claydir (CRU); Fabrício (INT)
Cartão vermelho: Laerte (CRU)

CRUZEIRO-RS: Bruno; Claydir, Carlão, Laerte e Rodrigo H; Jaiminho, Reinaldo, Paraná (Ben Hur) e Wagner (Jefferson); Matheus e Wesley (Henrique)
Técnico: Luiz Antonio Zaluar

INTERNACIONAL: Muriel; Léo, Ernando, Alan Costa e Fabrício; Nilton (Luque), Aránguiz, D’Alessandro, Eduardo Sasha e Vitinho (Anderson); Nilmar
Técnico: Diego Aguirre