Topo

'Sensação' do Gauchão surpreende o Grêmio e frustra despedida de Moreno

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/02/2015 21h18

Se a ideia de Marcelo Moreno era repetir a despedida de Barcos, que deixou o Grêmio marcando dois gols e com vitória, se deu mal. Líder do Gauchão e com uma fiel torcida que ignorou a distância e se fez presente em Porto Alegre, o Brasil de Pelotas frustrou a despedida do boliviano. Nesta quarta-feira (11), o 'xavante' surpreendeu e venceu por 1 a 0, pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho, se consolidando como 'sensação' do interior no princípio de Estadual. 

O 'Flecheiro', que encaminha sua transferência para o Changchun Yatai, da China, e não deve mais vestir as cores do Tricolor, foi apenas discreto. Participou do jogo em jogadas laterais, não conseguiu sequer boas conclusões. 
 
O gol do jogo, marcado por Nena, aconteceu após uma falha do goleiro Marcelo Grohe, que não saiu em um cruzamento e viu o rubro-negro chegar a 10 pontos, isolando-se na liderança do torneio. O Grêimo ficou com 6. Na próxima rodada, o Tricolor pega o Veranópolis, em Porto Alegre, sábado, às 17h. Já o Brasil visita o Novo Hamburgo, também no sábado, às 18h. 

Fases do jogo: 

O Brasil de Pelotas mostrou-se, logo de cara, o adversário mais difícil que o Grêmio enfrentou neste ano até agora. O time que conseguiu subir para Série C do Brasileiro no ano passado manteve a base e o treinador. Reflexo disso foi a boa postura tática mostrada desde o início. E assim, o visitante chegou a mandar no jogo nos primeiros 10 minutos de partida. 
 
Mas após o 'susto' inicial, quando a bola passou mais pelos pés do rubro-negro da zona sul do Estado, o Grêmio retomou protagonismo. Com Galhardo solto pela direita e Lincoln dividindo armação com Douglas, as jogadas começaram a aparecer com maior frequência. 
 
Chances demoraram a aparecer. A primeira foi aos 28 minutos, quando Everton bateu de fora da área e obrigou o goleiro Eduardo Martini a espalmar para fora. Aos 33, Marcelo Oliveira entrou em diagonal passando por dois marcadores. Adentraria a área e passaria pelo terceiro, não fosse derrubado. Mas na cobrança, Galhardo errou. E foi tudo no primeiro tempo, que se encerrou sem gols. 
 
No começo do segundo tempo, lançamento para área sobrou para Alex Amado, que bateu forte e a bola só não entrou pois desviou em Galhardo. Mas na cobrança de escanteio, Nena abriu o placar para os visitantes. Cobrança de escanteio em que Marcelo Grohe não saiu e a bola sobrou para o centroavante empurrar para dentro, aos 4 minutos. 
 
Em casa, pressionado e empurrado pela torcida, o Grêmio foi para cima. Mesmo assim, não tornou-se absoluto na partida. Foi acuado com alguns contra-ataques, e chegou pouco. A pressão se tornou mais forte ainda a partir dos 30 minutos. O Grêmio rondou o gol de Eduardo Martini, mais perto a cada momento. Mas não o suficiente. Fim de jogo com vitória dos visitantes. 
 
O melhor: Leandro Leite: O volante do Brasil de Pelotas foi soberano no meio-campo e ditou ritmo do meio-campo. 
 
O pior: Marcelo Grohe: Falhou no gol do Brasil de Pelotas, algo pouco comum para o goleiro gremista. 
 
Chave do jogo: Experiência: Contra um time recheado de jovens do Grêmio, o Brasil de Pelotas soube se comportar fora de casa. Segurou a pressão e dominou boa parte do jogo. 
 
Toque dos técnicos: 
Dono da casa, o Grêmi mudou um pouco sua característica em relação aos outros jogos. Utilizou Lincoln ao lado de Douglas na armação. Mas o jovem de 16 anos não atuou centralizado, e sim aberto no lado oposto a Everton, formando um 4-2-3-1. 
 
Já os visitantes utilizaram o 4-1-4-1 com Leandro Leite à frente da zaga e realizando marcação individual em Douglas. Alex Amado e Feipe Garcia foram os extremos. Márcio Hahn e Washington centralizados e Nena isolado na frente. A equipe postou-se basicamente atrás do meio-campo e explorou contra-ataques. 
 
Para Lembrar:
 
Despedida de Moreno. Depois de Barcos, Marcelo Moreno se despediu. Nesta quarta-feira o boliviano disputou sua última partida pelo clube gaúcho. Vai para o mesmo clube chinês que levou o Pirata, o Changchun Yatai. 
 
A maior torcida do interior. A torcida do Brasil de Pelotas se fez presente e ecoou seus cânticos pela Arena do Grêmio. Os 1,5 mil bilhetes disponibilizados foram vendidos e os 'xavantes' fizeram muita festa durante a partida. 
 
GRÊMIO 0 X 1 BRASIL DE PELOTAS
 
Data: 11/02/2015 (quarta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Leirson Martins
Renda: R$ 379.180,00
Público: 15.153 presentes
Cartões amarelos:  Walace (GRE), Paulinho (GRE); Cirilo (BRA) Wender (BRA), Leandro Leita (BRA)
Gols: Nena, do Brasil de Pelotas, aos 4 minutos do segundo tempo; 
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace (Júnior), Fellipe Bastos, Douglas (Paulinho) e Lincoln; Everton (Everaldo) e Marcelo Moreno.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
BRASIL DE PELOTAS
Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia (Rafael Schneider) e Marcio Hahn (Galiardo); Alex Amado e Nena (Gustavo Papa).
Técnico: Rogério Zimmermann