Topo

Nilmar perde pênalti, mas Alex faz dois e Inter vence o São Paulo-RS

Abraçado por Anderson, Alex comemora gol do Internacional contra o São Paulo-RS - Alexandre Lops/Divulgação/Inter
Abraçado por Anderson, Alex comemora gol do Internacional contra o São Paulo-RS Imagem: Alexandre Lops/Divulgação/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

22/02/2015 17h56

Sem os titulares, o Inter tem 100% de aproveitamento em 2015. Neste domingo (22), o time misto escalado por Diego Aguirre contou com ótima atuação de Alex, que marcou dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, em Rio Grande, pela sétima rodada do Gauchão. Nem mesmo o pênalti perdido por Nilmar ou a pressão do time local no fim do jogo mudou o quadro, que dá tranquilidade para o confronto da próxima quinta, pela Libertadores. 

O Inter soma 12 pontos e garante posto entre os primeiros. Com suplentes, venceu todos os jogos que disputou, contra Novo Hamburgo, Caxias e São Paulo. O problema da campanha foram os titulares, que empataram com São José e Lajeadense. Enquanto isso, o time da zona Sul do Estado amarga a terceira derrota em casa e tem 6 pontos na competição. 
 
Alex, protagonista na partida, vive momento de incertezas no Inter. É reserva e vê seu contrato peto do fim. No entanto um dos artilheiros do time na temporada com três gols. "Está bem claro que minha intenção é permanecer. Vou fazendo meu trabalho e mostrando qualidade para isso", disse. 
 
Antes de pensar na próxima rodada do Gauchão, o Inter, tranquilo pela vitória, encara o Universidad de Chile, na próxima quinta-feira, no Beira-Rio, pela Libertadores. E precisa da vitória, já que perdeu o compromisso de estreia, para o The Strongest, da Bolívia. O time, entretanto, irá mudar muito, com o regresso dos titulares. 

Fases do jogo: 

O Inter encontrou muitas dificuldades. Ofensivamente, o time de Diego Aguirre não conseguiu trocar passes por conta dos desníveis no gramado. Buracos que mudavam a trajetória da bola em toques decisivos, prejudicando jogadas que nasciam. E defensivamente, a zaga deu espaço principalmente às costas de Claudio Winck. 
 
Foi exatamente por ali que o São Paulo-RS criou a primeira oportunidade de gol. Chumbinho entrou pelo lado esquerdo ofensivo e, de dentro da área, bateu cruzado errando o alvo aos 17 da etapa inicial. A resposta, dois minutos depois, veio em cobrança de escanteio. Juan aparou cruzamento de Alex e cabeceou muito forte. Villar colocou para escanteio. 
 
Com dificuldades de criar, o Inter contou com uma falha defensiva do São Paulo-RS para abrir o placar. Após afastar escanteio, a defesa do São Paulo iria para o contra-ataque junto ao time. Mas Rever tomou a bola e enfiou para Alex. O meia, livre, driblou o goleiro e colocou na rede aos 32 da etapa inicial. 
 
O São Paulo-RS, que jamais abusou de postura defensiva, saiu ainda mais ao ataque. E sofreu. Massari errou e Jorge Henrique recebeu lançamento, ganhou na velocidade, driblou um zagueiro e driblaria o goleiro. Mas foi derrubado por Villar, que cometeu pênalti. Convertido por Alex aos 44 minutos. E no último lance do primeiro tempo, Matão, do São Paulo-RS, deu um chapéu em Juan, ganhou na velocidade e bateu forte acertando a trave. 
 
No começo do segundo tempo, um novo pênalti para o Inter. Após confusão na área, Alex tentou o gol e Fernando Pinto, com braços abertos, impediu que a bola chegasse ao gol. Nilmar bateu, mas o goleiro Ricardo Villar defendeu, aos 15 minutos. Dois minutos mais tarde, Nilmar foi lançado pelo Claudio Winck, cara a cara com o goleiro, mas bateu fraco e perdeu o gol. 
 
E as chances perdidas por Nilmar poderiam custar caro. Aos 33 minutos do segundo tempo, Matheus entrou pelo lado direito de ataque do São Paulo-RS e cruzou forte, Edimar entrou para descontar: 2 a 1. Pressionando até o minuto final, o São Paulo-RS mostrou-se valente. Mas não conseguiu igualar o marcador. 
 
O melhor: Alex - Fez dois gols e teve grande atuação. Participou das principais ações ofensivas do Internacional. 
 
O pior: Nilmar - Perdeu pênalti que foi autorizado a bater para 'ganhar moral'. E na chance seguinte, desperdiçou ótima chance de gol. Acabou substituído. 
 
Chave do jogo: Tentou atacar, não deu - O São Paulo-RS tentou atacar o Inter, em vez de postar-se defensivamente. Assim, acabou dando espaços e sofreu com isso. 

Toque dos técnicos:

Diego Aguirre resolveu testar. Colocou dois volantes cuja principal característica é a defesa para tentar estancar os problemas do setor de retaguarda colorado. Nico Freitas e Nilton pouco se moveram da proteção à zaga. O problema foi a lateral. Claudio Winck deu muito espaço. A disposição tática apontou um 4-2-3-1, formação habitual da equipe. 

Já São Paulo atuou no 4-4-2 tradicional, com dois volantes e dois meias abertos. Chumbinho e Matão, próximos um do outro, tentaram infiltrar-se abusando das falhas do Internacional. Com apenas dois dias de trabalho, Ben-Hur Pereira adiantou as linhas e tentou jogar o tempo inteiro. Não houve 'retranca'. 
 
Para lembrar: 
Uruguaio estreia no Inter. O uruguaio Nico Freitas estreou com a camisa do Inter neste domingo. Indicado por Diego Aguirre, ele se define como um 'volante defensivo' e mostrou muita marcação. 
 
Juan de volta. O zagueiro Juan voltou a disputar uma partida oficial após cirurgia no pé direito. A última atuação do experiente zagueiro de 36 anos havia ocorrido em outubro do ano passado. 
 
Torcedor detido por racismo. Nas arquibancadas do Aldo Dapuzzo, um torcedor do São Paulo-RS foi detido durante o primeiro tempo por proferir palavras de cunho racista contra um segurança do Internacional 
 
SÃO PAULO-RS 1 X 2 INTER
 
Data: 22/02/2015 (domingo)
Local: estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande (RS)
Árbitro: Francisco Silva Neto
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Max Augusto Vioni
Cartões amarelos:  Massari (SRS), Villar (SRS), Márcio Lima (SRS), Fernando Pinto (SRS), Edimar (SJS); Rafael Moura (INT)
Gols: Alex, do Inter, aos 32 e aos 44 minutos do primeiro tempo; Edimar, do São Paulo-RS, aos 33 minutos do segundo tempo; 
 
SÃO PAULO-RS
Ricardo Villar; Márcio Lima, Fernando Pinto, Teco e Massari; Balduíno, Luanderson, Tiago Corrêa e Vavá (Matheus); Chumbinho (Dudu Mandai) e Matão (Edimar). 
Técnico: Ben-Hur Pereira
 
INTERNACIONAL
Alisson; Claudio Winck, Juan (Paulão), Rever e Alan Rushel; Nico Freitas (Rodrigo Dourado), Nilton, Jorge Henrique, Anderson e Alex; Nilmar (Rafael Moura). 
Técnico: Diego Aguirre