Topo

Torcedor é detido por ato de racismo contra segurança do Inter no Gauchão

Do UOL, em Porto Alegre

22/02/2015 17h07

Um torcedor do São Paulo-RS foi detido durante o primeiro tempo do confronto entre o time da cidade e o Internacional, na tarde deste domingo (22), por cometer ato de injúria racial contra um segurança do Colorado. A ação da Brigada Militar foi imediata e ele foi levado à delegacia. 

"O fato ocorreu durante o primeiro tempo. Um rapaz proferia palavras racistas contra um dos profissionais do Inter. Na hora acabamos detendo ele e levando ambos para o posto da Brigada. O rapaz do Inter identificou o cidadão, que não negou ter falado as coisas. Foram imediatamente para delegacia e o cidadão vai responder por seus atos", disse o Capitão Mendonça, da Brigada Militar da cidade, à Rádio Guaíba. 
 
O trâmite seguirá na Delegacia de Polícia da cidade de Rio Grande. Pelas ofensas, o torcedor do São Paulo pode pegar pena de até 3 anos de prisão, após julgamento. O crime aceita pagamento de fiança. 
 
Não é o primeiro caso de racismo no Campeonato Gaúcho. No ano passado, o torneio foi marcado pelos atos cometidos contra o árbitro Márcio Chagas da Silva. Na ocasião, o juiz foi chamado de 'macaco' e teve o carro coberto por bananas após apitar a partida entre Esportivo e Veranópolis, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. 
 
Paulão, do Inter, também ouviu palavras no mesmo tom vindas da torcida do Grêmio em um clássico na Arena. No ano anterior, o atacante Vanderlei, do Caxias, também tinha ouvido palavras semelhantes vindas da torcida do Novo Hamburgo. O mesmo que já havia acontecido com o atacante Zé Roberto, quando defendia o Inter. 
 
Inter e São Paulo jogam em Rio Grande pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho.