Topo

Grêmio vai mal, empata com Juventude e chega a 3º jogo sem vencer em casa

Marcelo Hermes disputa bola em Grêmio e Juventude, na Arena - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Marcelo Hermes disputa bola em Grêmio e Juventude, na Arena Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

23/02/2015 22h24

O Grêmio não venceu e nem convenceu em casa, de novo. Nesta segunda-feira (23), o time tricolor empatou em 0 a 0 com o Juventude pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. Com um primeiro tempo muito fraco, o time melhorou a partir da entrada de Giuliano, mas foi insuficiente para furar o bloqueio dos visitantes. 

O resultado gerou vaias dos presentes. Foi o terceiro jogo em casa sem vitória. Após perder para Brasil de Pelotas e Veranópolis, pelo menos desta vez uma derrota não aconteceu. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari chegou aos 10 pontos, na 8ª posição do campeonato. O Ju viu encerrada uma série de vitórias. Foram três em sequência. A equipe tem 11 pontos e ocupa a 7ª colocação. 
 
Na próxima rodada, o Grêmio encara o clássico Gre-Nal, dia 1º, no Beira-Rio. Enquanto o Juventude se prepara para o duelo com o Lajeadense, também no domingo. 

Fases do jogo: 

Em casa, esperava-se que o Grêmio mandasse no jogo. Não foi o que aconteceu. Pelo contrário, as principais chances de gol que surgiram no princípio do embate foram do Juventude. O time da casa pouco criou e deixou espaços pricipalmente às costas do lateral esquerdo Júnior. Aos 9, Erazo falhou e Zulu bateu forte para defesa de Marcelo Grohe. 
 
O Juventude alternou comando do jogo com o Grêmio. Não houve supremacia de qualquer um deles. Em contra-ataques, os visitantes sempre eram perigosos. Tanto que aos 19, uma enfiada para Zulu foi concluida para nova defesa de Grohe. Em escanteio, no minuto seguinte, Galhardo salvou o Triocolor. 
 
A principal chance gremista veio aos 38 da etapa inicial. Rhodolfo cruzou e Everaldo disputou a bola com o goleiro Airton, mas não teve sucesso ao colocar na rede. E foi tudo que aconteceu no primeiro tempo, para insatisfação dos presentes. 
 
No intervalo, Rhodolfo foi cobrar de Douglas um lance. Após algumas palavras, o zagueiro empurrou o rosto do meia. Na volta para o jogo ocorreram explicações "Discutimos mas está tudo certo, foi um lance do jogo", disse Douglas.  "Eu estava brincando, não tem nada sério não", afirmou Rhodolfo. 
 
No segundo tempo, Felipão promoveu a volta de Giuliano. O meia deu nova movimentação ao time. A equipe passou a criar oportunidades. Aos 13 minutos, Everaldo recebeu cruzamento e obrigou o goleiro Airton a fazer uma difícil defesa. 
 
A última cartada de Scolari foi a colocação de Lucas Coelho. Com dois centroavantes e apenas um armador (Giuliano), e ainda outro atacante de flanco (Everton), a meta era marcar de qualquer maneira. Mas foi insuficiente e ninguém moveu o marcador até o apito final. E no fim do jogo, por pouco o Juventude não venceu. Wallacer perdeu o gol em rebote de Marcelo Grohe. 
 
O melhor: Giuliano - Entrou no segundo tempo e deu nova movimentação ao time do Grêmio. 
 
O pior: Marcelo Hermes - Deslocado para meia, o lateral esquerdo não criou nada e acabou substituído no intervalo. 
 
Chave do jogo: Retranca - A retranca que 'sustenta o emprego' do técnico Piccoli deu certo. O Juventude, fechado, não deu chance a gols do Grêmio. 
 
Toque dos técnicos: 
O Grêmio mudou. Em vez de três volantes e dois atacantes, o time portoalegrense utilizou 4-2-3-1 como formação, com Marcelo Hermes aberto pela esquerda e Pedro Rocha pela direita. A formação deixou Everaldo isolado como atacante e centralizou Douglas na criação. 
 
Já o Juventude utilizou três zagueiros com dois laterais que saíam rapidamente ao ataque. O meio apresentou apenas três jogadores e Walacer fez a linha de frente com Zulu, desenhando um 5-3-2, retrancado e pouco utilizado atualmente. "Essa retranca garante o meu trabalho", justifica o técnico Piccoli 
 
Para Lembrar:
 
Giuliano de volta. Com duas cirurgias realizadas no fim do ano passado, Giuliano voltou a disputar uma partida oficial, algo que não ocorria desde o fim do ano passado. 
 
Reencontro com pouca gente. De volta à Arena após duas derrotas, o Grêmio encontrou poucas gente nas cadeiras do estádio nesta segunda-feira. 
 
GRÊMIO 0 X 0 JUVENTUDE
 
Data: 23/02/2015 (segunda-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Diego Real
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Antonio Albornoz
Renda: R$ 343 816,00
Público: 14 672 presentes
Cartões amarelos: Vacaria (JUV), Airton (JUV), Jardel (JUV), Pereira (JUV), Wallacer (JUV);
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Júnior; Fellipe Bastos, Araújo, Pedro Rocha (Everton), Douglas (Lucas Coelho) e Marcelo Hermes (Giuliano); Everaldo. 
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
JUVENTUDE
Airton; Hélder, Pereira, Douglão e Heverton; Vacaria (Dema), Alan Schons (Lucas), Jardel e Itaqui (Duda); Wallacer e Zulu. 
Técnico: Piccoli