Topo

Grêmio escancara carência e reintegra 'novo Balotelli' para o Gre-Nal

Yuri Mamute depende de publicação no BID para ser opção no domingo - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Yuri Mamute depende de publicação no BID para ser opção no domingo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2015 06h00

Felipão reclamou, a diretoria se mexeu e foi atrás de reforços para o ataque. Dentro e fora do Grêmio. Ao mesmo tempo em que toca tratativas com três alvos, o tricolor reintegrou Yuri Mamute ao elenco principal. O atacante pode até mesmo ser alternativa para o clássico Gre-Nal do próximo domingo. Nas categorias de base da seleção brasileira ele ganhou o apelido de Mamutelli, mistura do nome com Balotelli – atacante do Liverpool e da Azurra.

O uso do jovem atacante evidencia a carência ofensiva do Grêmio, que neste momento conta com outros garotos à disposição de Felipão: Lucas Coelho, Everaldo, Pedro Rocha e Everton. Mas a escalação dele ainda não é possível por questão legal. O Botafogo precisa processar a rescisão do empréstimo ocorrido em 2014 junto à CBF para liberar o atleta ao time gaúcho.

“O Yuri tem que ser entregue pelo Botafogo. Quando entreguem a rescisão, vai para o BID. Não adianta querer. Tem uma série de coisas que não estão ao nosso alcance. Temos que fazer nosso trabalho diário. Isso não está ao nosso alcance. Vem treinando bem, é voluntarioso”, comentou Luiz Felipe Scolari ao falar do jovem atacante.

Aos 19 anos, Mamute chegou a ser cobiçado pelo Cruzeiro nas últimas semanas. Porém a necessidade até quantitativa do grupo dirigido por Scolari fez o Grêmio brecar as conversas até segunda ordem. O atacante esteve recentemente com a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria. Lá, jogou sete partidas e marcou um gol.

O apelido de ‘novo Balotelli’ surgiu também em um torneio de base de seleções. Foi em 2013, na França. Com boas atuações em Toulon, ele chamou atenção da mídia europeia. Mas nunca esteve efetivamente perto de vir para o velho continente. No ano passado, foi cedido ao Botafogo e por lá disputou 17 partidas (sete como titular). Não marcou gols e tinha vínculo de empréstimo até o meio do ano, já encerrado em acordo entre os clubes.