Topo

'Caminho do Gol' leva famílias e aposenta cornetas antes do Gre-Nal

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/03/2015 18h13

A grande novidade do Gre-Nal 404 arrastou famílias para o Beira-Rio. O setor da torcida mista e o ‘Caminho do Gol’ transformaram as cercanias do estádio antes do clássico deste domingo (01), válido pelo Gauchão. Sempre com policiamento pesado e ruas bloqueadas, o bairro Menino Deus virou palco de um congraçamento histórico de torcedores rivais. Frequentadores que antes iam ‘disfarçados’, casais que jamais viram o clássico in loco juntos e até gente que não ia a estádio há três décadas.

“Não vinha ao Beira-Rio há anos, a última vez foi em 1984. É uma ótima, a iniciativa é histórica. Não tem como dar errado”, diz Uiraçu Carvalho, gremista convidado por Ana Leodete Mendes. “O Inter está fazendo história, os demais clubes vão seguir a nossa iniciativa. O Colorado é precursor”, exaltou. Eles foram os primeiros da fila na entrada do setor novo.

Ao lado um outro casal que já frequentou o novo Beira-Rio, mas nunca com as camisas diferentes. “Eu já vim com ele antes, mas camuflada. É meu primeiro Gre-Nal e está super tranquilo”, comentou Katia Moraes. “Eu venho direto, até no Gre-Nal e dessa vez trouxe ela. Vamos nos controlar se sair gol, mas tudo vai terminar bem”, brincou Adriano Gomes.

Na Avenida Borges de Medeiros o clima de paz foi total. Bem no Viaduto Dom Pedro I pórticos infláveis foram colocados para marcar o ponto de encontro da torcida mista. Com show de uma banda local, gremistas e colorados circularam tranquilamente. Nem a passagem de integrantes de torcidas organizadas com caixão do Grêmio modificou o cenário.

A pacificação, contudo, não foi total. O deslocamento da torcida do Grêmio, que se concentrou no estádio Olímpico, e contava com torcidas organizadas teve confusão. Às margens da Avenida Edvaldo Pereira Paiva gremistas e colorados trocaram pedradas. A Brigada Militar entrou em ação e deteve três pessoas: dois identificados com a camisa do tricolor e um com as cores do Inter.