Topo

Gre-Nal tem 11 presos e depredação em banheiros, cadeiras e câmeras

Quebra de cadeiras virou rotina em Gre-Nais. Em 2014 (foto) as duas torcidas depredaram - Marinho Saldanha/UOL
Quebra de cadeiras virou rotina em Gre-Nais. Em 2014 (foto) as duas torcidas depredaram Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/03/2015 23h20

Fora do setor de torcida mista, o Gre-Nal deste domingo (01) teve velhos problemas. No clássico válido pela oitava rodada do Gauchão, onze pessoas foram detidas – duas delas pela troca de pedradas na chegada dos torcedores do Grêmio. Se no entorno carros foram danificados pela baderna, do lado de dentro mais de 30 cadeiras foram quebradas. Banheiros também acabaram depredados e até câmeras do circuito interno de segurança viraram alvos.

De acordo com Juizado Especial Criminal instalado no Gigantinho, ginásio contíguo ao estádio, 11 pessoas foram detidas no clássico. Duas delas pela confusão na chegada da torcida do Grêmio e outras oito por desacato. O grupo é completado por um torcedor que entrou no Beira-Rio com bebida alcóolica.

Os prejuízos no setor de torcida adversária ainda não foram calculados. O Internacional pretende revisar as cadeiras nesta segunda-feira para confirmar o número de equipamentos quebrados. Uma contagem preliminar indicou que ao menos 30 assentos foram danificados. Cada um custa, de acordo com o Colorado, R$ 300.

A conta a ser paga pelo Grêmio – em acordo firmado no ano passado com o Inter, é de R$ 9 mil somente pelas cadeiras. O valor deve subir em virtude da depredação nos banheiros.

Vasos sanitários avariados e tampas plásticas arrebentadas foram algumas das ocorrências detectadas pelo clube gaúcho logo após o jogo. Além disto, duas câmeras de vigilância foram depredadas.

No estacionamento descoberto ao lado da rua A, cinco automóveis foram atingidos por objetos usados no confronto entre gremistas e colorados.