Topo

Torcidas de Inter e Grêmio trocam pedradas antes de "Gre-Nal da paz"

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/03/2015 17h09

O clima de paz no Gre-Nal não chegou a todos os torcedores. Do lado oposto da chegada do setor misto ao Beira-Rio, integrantes de torcidas organizadas de Grêmio e Inter trocaram pedradas e forçaram ação da Brigada Militar. Um policial ficou ferido ao ser atingido por um objeto não identificado e cair do cavalo utilizado na escolta dos visitantes.

A confusão ocorreu do lado do edifício-garagem do Beira-Rio, perto da Avenida Edvaldo Pereira Paiva e a chamada rua A. De acordo com a Rádio Guaíba, dois torcedores do Grêmio foram detidos. A versão para o início do tumulto é distinta de parte a parte. Gremistas afirmam que foral alvejados primeiro e colorados repetiram o discurso.

Cerca de 600 torcedores saíram do estádio Olímpico, escoltados pela Brigada Militar, e com uma rota completamente longe do chamado ‘Caminho do Gol’, que fechou uma das mãos da Avenida Borges de Medeiros – que leva a Avenida Padre Cacique, principal via de acesso ao Beira-Rio. Eles fazem parte do setor da torcida adversária, que teve 1,3 mil ingressos colocados à venda.

Outros mil gremistas assistirão ao clássico no Beira-Rio, mas no setor da torcida mista – ao lado de outros mil colorados. O acesso deste grupo, grande novidade no Gre-Nal 404, se deu de forma pacífica.

Durante a semana, os dois clubes se esforçaram para criar um clima de paz. O goleiro Marcelo Grohe e o meia D'Alessandro participaram da entrega simbólica de ingressos para o setor misto. Felipão e Diego Aguirre jantaram juntos na sexta-feira e os perfis oficiais de Grêmio e Inter no Twitter dialogaram neste domingo.