Topo

Torcida mista no Sul resgata até casais 'separados pelo Gre-Nal'

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

02/03/2015 10h20

A histórica rivalidade entre Grêmio e Internacional ganhou capítulo especial no fim de semana. Cerca de dois mil torcedores das duas equipes dividiram lugares em uma área do anel superior do Beira Rio. A liberação de gremistas e colorados no mesmo setor propiciou imagens que há tempos deixaram de ser comum no futebol: famílias e casais unidos pelas paixões pelos respectivos times.

Torcedor do Inter, Eriksen da Silva, 28, pela primeira vez pôde assistir ao clássico gaúcho ao lado de sua mulher, que torce pelo Grêmio. No colo a pequena Martina, de dois meses, devidamente trajada com o uniforme do Inter, uma vitória pessoal do pai.

"Venho sempre aos jogos do Inter, mas hoje foi uma oportunidade para eu trazer minha filha e minha esposa. Fiquei um pouco receoso, mas como é uma festa, acho que vai dar tudo certo", comentou Eriksen da Silva.

A torcida mista possibilitou que os namorados Lucas Antonio e Fernanda Martini assistissem juntos ao empate sem gol no Beira-Rio.

"É a primeira vez que venho ao Beira-Rio. E eu disse que só viria aqui o dia em que eu pudesse vestir a camisa do Grêmio. E este dia chegou", disse Fernanda.

"A torcida mista é uma bela iniciativa para mostrar para todos os clubes brasileiros que é possível trazer essa harmonia para dentro dos estádios. No dia a dia todo mundo é amigo. Não pode ser que em um evento todos virem inimigos mortais", disse o colorado Lucas.

A relação entre colorados e gremistas foi pacífica dentro do estádio. Os xingamentos foram endereçados ao trio de arbitragem. Mas foi só. Podia-se ver casais de times rivais condenando o árbitro, mas cada um defendendo sua equipe.

"Foi emocionante. Uma experiência incrível que tem que se repetir", destacou o gremista Leandro Rodrigues, 33, que viu a partida ao lado dos amigos colorados.

Gaúcho acima de tudo

Pouco antes do início da partida, os torcedores iniciaram um coro de "ah, eu sou gaúcho!", que foi seguido por todo estádio. Entretanto, o uníssono foi interrompido por um grito de guerra vindo do setor da torcida única gremista, que rapidamente se extinguiu depois de vaiado.

Antes de chegar ao Beira-Rio, a atmosfera já era diferente. No Caminho do Gol, trecho de 1,8 mil metros da avenida Borges de Medeiros, gremistas e colorados andavam lado a lado e brincando uns com os outros.

A torcida mista chegou escoltada pela polícia ao estádio. Não por soldados armados, mas pela banda da Brigada Militar que tocava músicas de Carnaval. Perto do Beira-Rio, uma das cenas mais emblemáticas: centenas de gremistas e colorados cantaram juntos o hino do Rio Grande do Sul.

A entrada para as arquibancadas foi tranquila. Enquanto as torcidas organizadas trocavam ameaças e xingamentos, na mista o clima era cordial, com um significativo número de casais, idosos e crianças.

A próxima torcida mista deve ocorrer no Gre-Nal 405, na Arena do Grêmio, cuja data ainda é incerta.