Topo

Douglas faz golaço com erro de ex-corintiano. Grêmio volta a vencer em casa

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/03/2015 20h24

O Grêmio voltou a vencer em casa. Com um gol olímpico do meia Douglas, que contou com ajuda do goleiro Renan, ex-Corinthians e que chegou a ser chamado para seleção brasileira pelo técnico Mano Menezes, o time tricolor superou o Caxias por 3 a 1, pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho. O resultado recolocou a equipe entre os classificados para próxima fase do torneio e mesmo sem uma grande atuação, acabou com jejum de um mês sem vitória na Arena. 

A última, e única até agora, vitória em casa pelo Gaúcho tinha ocorrido no último dia do mês de janeiro. Depois, empate com o Juventude e derrotas para Brasil de Pelotas e Veranópolis. A 'maldição' teve fim, mas a atuação ainda não deixou o técnico Luiz Felipe Scolari tranquilo. O Grêimo chegou a 14 pontos na classificação. O Caxias ficou com 8. 
 
O gol de Douglas, no fim do primeiro tempo, foi em cobrança de escanteio que entrou direto no gol. Uma bela batida, mas contou com uma ajuda do goleiro Renan, que defende o Caxias emprestado pelo Corinthians. Ele errou o tempo de bola e foi rebater, mas acabou vendo ela entrar no gol. Após o feito, no banco de reservas, Felipão exclamou: "Só assim para fazer gol".  
 
O próximo compromisso do Grêmio será diante do Ypiranga, na próxima quarta, na cidade de Erechim. Enquanto o Caxias terá pela frente Lajeadense. 
 
Fases do jogo:
O Grêmio pressionou desde o princípio, teve mais posse de bola, mas criou poucas chances reais de gol. Chutes de fora da área de Marcelo Oliveira e Giuliano foram as oportunidades iniciais. Mas nenhuma delas chegou, de fato, a assustar o goleiro Renan, do Caxias. 
 
Por outro lado, a defesa gremista errou muitos lances simples de saída de bola. Marcelo Oliveira e Fellipe Bastos erraram passes e deram oportunidades ao Caxias, que mostrou pouca capacidade técnica. 
 
A partir dos 30 minutos da etapa inicial, as oportunidades passaram a aparecer. Aos 31, Marcelo Hermes ganhou jogada pela esquerda e cruzou. Giuliano entrou de carrinho e obrigou o goleiro Renan a uma difícil defesa. Na sequência do lance, Mamute rolou para Douglas que bateu para fora. 
 
Não demorou para o gol sair. Em cobrança de escanteio, Douglas colocou direto na rede. Gol olímpico e muitos aplausos da torcida, mas com 'ajuda' do goleiro Renan, que falhou ao sair do gol. Aos 41 minutos, o armador colocou o time portoalegrense na frente e encerrou assim o primeiro tempo. 
 
No segundo tempo, a postura defensiva do Caxias teve fim. E com isso, mais espaços se abriram ao Gremio. Aos 19 minutos, Rodrigo Arroz afastou errado e Douglas ainda driblou um marcador antes de bater. A bola passou muito perto, mas foi para fora. 
 
E para ter total tranquilidade, o segundo gol saiu aos 27 minutos. Everaldo entrou pela esquerda e bateu cruzado. Renan deu rebote e Marcelo Oliveira colocou na rede fazendo 2 a 0. Mas o Caxias não estava morto. Aos 31, uma cobrança de lateral na área contou com falha de Marcelo Grohe, que saiu errado, e Vanderlei, de cabeça, colocou na rede. Mas a calma veio aos 37. Douglas deu uma assistência perfeita para Yuri Mamute, que colocou na rede definindo o jogo. No final, Andre Luís, do Caxias, ainda foi expulso. 
 
O melhor: Douglas - O meia criou as principais chances do Grêmio, fez um golaço e deu uma assistência. 
 
O pior: Renan - Falhou no gol do Grêmio e mesmo que tenha ido relativamente bem no restante do jogo, o erro pesou. 
 
Chave do jogo: Falha do goleiro - Renan, que surgiu com fama no Avaí, foi para o Corinthians e chegou a ser chamado pela seleção brasileira, errou o tempo de bola no escanteio cobrado por Douglas. Levou o gol e enterrou a retranca proposta pelo Caxias. 
 
Toque dos técnicos:
Paulo Turra não teve vergonha alguma de se defender. Postou o Caxias sempre atrás do meio-campo utilizando a formação 4-1-4-1, que por vezes variava para 5-4-1, com o primeiro volante fazendo função de zagueiro. 
 
Já o Grêmio não mudou taticamente do modelo adotado por Felipão. O 4-2-3-1 contou com Luan aberto em um lado, Giuliano na outra e Douglas centralizado. Mamute foi o centroavante. 
 
Para lembrar: 
Mulheres na Arena. Com promoção e ingressos a R$ 10, as mulheres se fizeram presentes nas cadeiras da Arena do Grêmio. A ação presta homenagem ao dia nternacional da mulher, no domingo. 
 
Reforços assistem o jogo. Os dois últimos contratados pelo Grêmio, Maicon e Braian Rodríguez, assistiram a partida dos camarotes da Arena. O primeiro já treina com o grupo, o segundo será apresentado no domingo. 
 
GRÊMIO 3 X 1 CAXIAS
 
Data: 07/03/2015 (sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Luís Teixeira Rocha
Auxiliares: José Eduardo Calza e Maurício Coelho Silva Penna
Renda: R$ 509.283,00
Público: 23.055 presentes
Cartões amarelos: Rhodolfo (GRE), Reinaldo (CAX)
Cartões vermelhos: André Luís (CAX)
Gols: Douglas, do Grêmio, aos 41 minutos do primeiro tempo; Marcelo Oliveira, do Grêmio, aos 27 minutos do segundo tempo; Vanderlei, do Caxias, aos 31 minutos do segundo tempo; Yuri Mamute, do Grêmio, aos 37 minutos do segundo tempo;
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Luan (Everaldo), Douglas e Giuliano (Araújo); Yuri Mamute (Everton).
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
CAXIAS
Renan; Léo Carioca, Rodrigo Arroz e Breno; André Luís, Davi, Karl, Patric e Rafael Carioca; Mailson (Vanderlei) e Reinaldo (Charles).
Técnico: Paulo Turra