Topo

Grêmio tem Felipão e Bastos expulsos, sofre, mas vence time de Paulo Baier

Felipão foi expulso no duelo entre Grêmio x Ypiranga-RS, nesta quarta-feira - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão foi expulso no duelo entre Grêmio x Ypiranga-RS, nesta quarta-feira Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

11/03/2015 23h57

O Grêmio tinha um jogo controlado no primeiro tempo, mas recuou, viu Fellipe Bastos e o técnico Luiz Felipe Scolari serem expulsos na etapa final e levou sufoco. Mas depois de sofrer bastante,  venceu o Ypiranga-RS por 1 a 0, nesta quarta-feira (11), em Erechim, pela 10ª rodada do Gauchão. Com gol de Giuliano, o Tricolor manteve boa posição na classificação. 

Com 17 pontos, o Grêmio ocupa a 3ª colocação na classificação. Passou o Ypiranga, onde jogam Paulo Baier e Otácílio Neto, que ficou com 16 e caiu para 5º. Na próxima rodada os portoalegrenses terão pela frente o Cruzeiro-RS, na Arena, sábado. Enquanto o Ypiranga duelará com o Caxias. 
 
O jogo ficou marcado pela tensão na etapa final. Aos 26 minutos, Fellipe Bastos acertou um rival e foi expulso. Em seguida, o técnico Luiz Felipe Scolari reclamou muito da arbitragem e também foi retirado do gramado. Aos gritos, chamou o juiz Francisco Neto de 'Chico Colorado'. 
 
Fases do jogo:
Mais tranquilo após enfrentar instabilidades no começo do Gauchão, o Grêmio teve atuação sólida desde os primeiros minutos. Não deixou o Ypiranga usar o fator local ou crescer no jogo. Mandou nas ações e criou oportunidades.
 
Aos 3 minutos, Marcelo Hermes encontrou Giuliano, que deslocou o goleiro mas o zagueiro Betão afastou quase de cima da linha. Em seguida, aos 11, Fellipe Bastos chutou forte de fora da área e Carlão espalmou com dificuldades. 
 
Superior também defensivamente, com os volantes revesando-se na marcação ao principal jogador do Ypiranga, Paulo Baier, o Grêmio chegou ao gol aos 27 da etapa inicial. Luan segurou a bola até a movimentação de Giuliano em diagonal e fez um lindo passe entre os zagueiros. Giuliano dominou e bateu cruzado com força apenas para colocar a bola na rede. 
 
Até o fim do primeiro tempo, o time da casa, atrás no marcador, tentou chegar ao gol gremista. Mas sempre de forma pouco organizada. Não chegou, em momento algum, a ameaçar a meta defendida por Marcelo Grohe. 
 
E se não assustou no primeiro tempo, o time de Erechim guardou toda força para a metade final do jogo. Passou, então, a rondar o gol gremista. Vários cruzamentos foram feitos para área. 
 
Ao mesmo tempo que o Ypiranga cresceu, o Grêmio enfraqueceu-se. Fellipe Bastos acertou um adversário com a mão e recebeu cartão vermelho aos 26 da etapa final. E três minutos mais tarde, foi Felipão a ser expulso. Após discutir com árbitro, foi retirado da beira do campo e não perdoou Francisco Neto. Chamou o árbitro de 'Chico Colorado'. 
 
E sofrendo com investidas seguidas, o Grêmio aguentou até o fim e celebrou uma vitória que se apresentava fácil mas acabou conquistada com muito suor. 
 
O melhor: Luan - Criou a jogada do gol e teve boa atuação ofensivamente no primeiro tempo. 
 
O pior: Fellipe Bastos - Foi expulso no segundo tempo e prejudicou o time. 
 
Chave do jogo: Assistência perfeita - A defesa do Ypiranga não havia errado até Luan dar uma assistência perfeita. Segurou a bola, atraiu marcadores e deixou Giuliano sozinho para definir o jogo. 
 
Toque dos técnicos: 
O Grêmio manteve a forma de jogar no 4-2-3-1. Usou, no início do jogo, Luan aberto pela esquerda, Giuliano na direita e Douglas centralizado. Segurou os laterais e centralizou Mamute no ataque. 
 
Já o Ypiranga cercou Paulo Baier de jogadores rápidos. O experiente camisa 10, já sem a mesma condição física, contou com dois pontas abertos e Saldanha centralizado. Mas nenhum fixo, todos trocando repetidamente de função. 
 
YPIRANGA-RS 0 X 1 GRÊMIO
 
Data: 11/03/2015 (Quarta-feira)
Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Árbitro: Francisco Neto
Auxiliares: José Javel Silveira e Elio Nepumoceno
Cartões amarelos:  Yuri Mamute (GRE), Rhodolfo (GRE), Fellipe Bastos (GRE), Braian Rodríguez (GRE); Negretti (YPI)
Cartões vermelhos: Fellipe Bastos (GRE)
Gols: Giuliano, do Grêmio, aos 27 minutos do primeiro tempo;
 
YPIRANGA-RS
Carlão; Matheus Ribeiro (Otacílio Neto), Negretti, Betão e Ruan (Raulen); Robson, Jessé, Cleiton, Jean Paulo (Danilo Santos) e Paulo Baier; Saldanha.
Técnico: Leocir Dall'Astra
 
GRÊMIO
Marelo Grohe; Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Luan (Ramiro), Douglas (Araújo) e Giuliano; Yuri Mamute (Braian Rodríguez).
Técnico: Luiz Felipe Scolari