Topo

Atacante marca com um minuto em campo e Inter conquista vitória magra no RS

 Jorge Henrique domina a bola em jogo do Internacional contra o Veranópolis - Alexandre Lops/Divulgação/Inter
Jorge Henrique domina a bola em jogo do Internacional contra o Veranópolis Imagem: Alexandre Lops/Divulgação/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

22/03/2015 17h52

O Internacional jogava mal, Rafael Moura era perseguido por vaias e Diego Aguirre também ouvia reclamações das arquibancadas do estádio Antônio David Farina. Mas exatamente os mais criticados deram a vitória ao time de Porto Alegre, que usou reservas pela 12ª rodada do Gauchão, neste domingo (22). Moura deu assistência para Taiberson, que havia entrado há menos de um minuto por opção de Aguirre. Gol da vitória por 1 a 0 sobre o Veranópolis e da tranquilidade. 

O lance da vitória começou pouco antes dos 30 minutos. Enquanto uma lateral acontecia, Aguirre chamou um dos reservas para entrar. O Colorado jogava muito mal e empatava em 0 a 0. Vitinho pensou que era ele e correu até o técnico. Aguirre disse não. Era Taiberson que entraria. E ao rejeitar Vitinho foi vaiado pela torcida presente.
 
Na hora de escolher quem sairia, nova vaiar. A torcida queria Rafael Moura, mas quem deixou o campo foi Valdívia. Taiberson entrou, e logo no primeiro lance fez o gol. Moura recebeu, foi vaiado, como estava sendo o jogo todo, mas não se abalou e deu um belo passe para o jovem colocar na rede. Com a vitória, o Inter chegou aos 22 pontos e segue entre os primeiros do Gauchão. O adversário, com 11, vê de perto a ameaça de rebaixamento. 
 
Na 13ª rodada, o Internacional terá pela frente o Avenida, no Beira-Rio, na próxima quarta-feira. Já o Veranópolis encara o Juventude, em casa, também na quarta. 
 
Fases do jogo: 
O Internacional teve posse de bola desde o começo do jogo. No entanto, não conseguiu transformar isso em oportunidades de gol. Ficou mais tempo na defesa e trocou passes pouco produtivos. Ao tentar algo mais efetivo, acabou perdendo a bola e viu o Veranópolis ameaçar. 
 
Em jogadas rápidas, diretas, buscando a conclusão o quanto antes, o time da casa rondou a meta defendida por Muriel. Claytinho, aos 35, de dentro da área quase deixou Lê na cara do gol. Foi a principal chance até então. 
 
Mas no primeiro tempo, o Internacional teve mais posse, não criou chance alguma e o Veranópolis também não teve forçar para mover o placar. O 0 a 0 levou todos aos vestiários. 
 
O Veranópolis voltou melhor para o segundo tempo. Passou a dominar o Internacional, que pouco conseguiu reter a bola. Percebendo a dificuldade em campo, o técnico Diego Aguirre tratou de trabalhar alterações, antes que fosse tarde. 
 
Aos 16 minutos, acabou com os quatro laterais que estavam em campo. Sacou Alan Rushel e Claudio Winck e colocou dois homens de meio-campo, Luque e Alisson Farias. Aos 17, Felipe Guedes, de fora da área, quase abriu o placar para o Veranópolis. 
 
E quando tudo ia mal para o Internacional, o gol saiu e pelos pés do mais vaiado dos jogadores. Rafael Moura dominou a bola, segurou, esperou a passada da Taiberson que havia entrado há menos de um minuto, e enfiou. O jovem dominou e colocou na rede fazendo 1 a 0, aos 30 minutos da etapa final. 
 
O Veranópolis tentou pressionar, abandonou a postura defensiva, abriu-se ao contra-ataque, mas nenhuma ação moveu o placar que terminou com vitória do Inter. 
 
O melhor: Rafael Mineiro - Foi a principal individualidade da partida, driblou muito e criou algumas dificuldades para zaga do Inter.
 
O pior: Valdívia - Se a responsabilidade de criar era dele, e o time do Inter não criou nada, Valdívia não acabou como destaque negativo do embate. 
 
Chave do jogo - Estrela de Aguirre - Diego Aguirre poderia ter tirado Rafael Moura. Foi vaiado quando trocou Taiberson por Valdívia. Mas sua troca deu certo e quem entrou marcou, com assistência do centroavante. 
 
Toque dos técnicos: 
Julinho Camargo montou o Veranópolis defensivamente. O time da casa povoou o meio-campo com cinco jogadores e deixou apenas Lê na frente. Esteve sempre aguardando a movimentação do Internacional e esperando a chance de contra-atacar. 
 
Diego Aguirre colocou Jorge Henrique como volante, Alan Rushel na esquerda, Claudio Winck na direita e montou o esquema 4-2-3-1. Mas Valdívia centralizado acabou fora de posição e não conseguiu criar as jogadas de ataque.
 
VERANÓPOLIS 0 X 1 INTERNACIONAL
 
Data: 22/03/2015 (domingo)
Local: estádio Antônio David Farina, em Veranópolis (RS)
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Júlio Cesar dos Santos e Alduino Mocelin
Cartões amarelos:  Alan Costa (INT), Luque (INT); Lê (VEC), Dener (VEC)
Gols: Taiberson, do Inter, aos 30 minutos do segundo tempo; 
 
VERANÓPOLIS
Matheus; Afonso (Marcos Rogério), Léo Dagostini, Jadson e Glauber; Felipe Guedes, Eduardinho e Claytinho (Tulio Renan); David Dener (Felipe Capixaba), Lê e Rafael Mineiro.
Técnico: Julinho Camargo
 
INTERNACIONAL
Muriel; William, Paulão, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Jorge Henrique, Alan Rushel (Alison Farias), Valdívia (Taiberson) e Claudio Winck (Luque); Rafael Moura. 
Técnico: Diego Aguirre