Topo

Giuliano faz dois, Grêmio bate Lajeadense e vence quarta seguida no Gauchão

Giuliano comemora um de seus gols pelo Grêmio contra o Lajeadense - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Giuliano comemora um de seus gols pelo Grêmio contra o Lajeadense Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

22/03/2015 20h19

O Grêmio consolidou o momento positivo. Neste domingo (22), o time tricolor teve grande atuação diante do Lajeadense, na Arena. Com dois gols de Giuliano, venceu por 2 a 0 sem encontrar dificuldades e poderia muito bem ter feito placar ainda maior. Douglas até errou um pênalti. Com o resultado, os azuis retomaram o primeiro lugar na classificação do Gauchão, chegaram à quinta vitória seguida e ao sétimo jogo de invencibilidade. 

Giuliano foi o destaque pelos gols e a presença ofensiva. Mas não foi apenas ele. Marcelo Oliveira teve ótima participação atuando como lateral esquerdo. Douglas perdeu pênalti mas também teve bom rendimento. E Braian Rodríguez foi importante na criação de jogadas no setor ofensivo. 
 
Com o resultado, o Grêmio derruba o Inter da liderança do Gauchão chegando aos 23 pontos. No entanto tem um jogo a mais que o Colorado na competição. Mas o bom momento é claramente explicado pelos números. São 36 dias de invencibilidade, sete jogos sem perder neste período e a quarta vitória seguida. Nos últimos sete compromissos, levou apenas um gol. 
 
Na próxima rodada, o time de Porto Alegre terá pela frente o Novo Hamburgo, quarta-feira. Enquanto o Lajeadense, que soma 17 pontos, visita o Ypiranga, em Erechim, também na quarta. 
 
Fases do jogo: 
O Grêmio foi superior logo desde o início. Começou esmagador. Com Giuliano ditando as movimentações do meio-campo e Braian Rodríguez tendo boa participação dentro da área rival, o time de Luiz Felipe Scolari esteve sempre perto do gol. 
 
Com o Lajeadense tentando responder e marcando adiantado, logo uma chance clara se apresentou. Luan roubou a bola e tocou para Douglas, depois Giuliano que encontrou Braian Rodríguez. O uruguaio entraria na área e foi derrubado. Pênalti marcado. Mas Douglas bateu e o goleiro Giovani defendeu, aos 17 minutos. 
 
Mas o erro não abalou o time dono da casa. O Grêmio seguiu em cima. Aos 25 minutos, Marcelo Oliveira recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para Braian Rodríguez. O centroavante entrou na bola e dividiu com a defesa. Ela sobrou e Giuliano colocou na rede abrindo o placar. 
 
Nove minutos mais tarde, mais um gol gremista que nasceu da mesma forma. Braian Rodríguez ganhou pelo alto, Giuliano enfiou para Marcelo Oliveira que cruzou por baixo. O goleiro Giovani rebateu e Giuliano apareceu dentro da área para colocar na rede o segundo gremista aos 34 minutos. E com o Tricolor melhor, o primeiro tempo teve fim. 
 
O quadro não mudou em nada no segundo tempo. O Grêmio seguiu melhor, seguiu em cima e trocando passes, trabalhando a bola, tendo uma atuação de gala. Tanto que aos 14, Douglas quase ampliou de falta. Aos 16, Rhodolfo recebeu cruzamento, novamente da esquerda, e cabeceou na trave. 
 
Até o fim da partida, o Grêmio esteve mais perto de ampliar a margem do que de sofrer ameaça mais efetiva. Venceu com soberania e retomou o posto mais alto na classificação. 
 
O melhor: Giuliano - Fez dois gols e participou ativamente das jogadas ofensivas do Grêmio, como meia e também como atacante. 
 
O pior: Luan - Foi quem menos se destacou na boa atuação coletiva e individual do Grêmio.
 
Chave do jogo: Dinamismo - O Grêmio foi um time dinâmico. Com Giuliano ditando o ritmo da equipe, foram saídas rápidas com qualidade técnica e inteligência ao aproveitar a boa atuação também de Marcelo Oliveira pela esquerda. 
 
Toque dos técnicos: 
Felipão montou o Grêmio no 4-2-3-1 habitual, mas mexeu em algumas peças. Pela esquerda, preferiu Marcelo Oliveira ao jovem Júnior. Com isso, Ramiro formou dupla de meio-campo co Maicon, sendo dois segundos jogadores de meio e sem a presença de um primeiro volante. Luan e Giuliano jogaram abertos, Douglas como armador e Braian de centroavante. 
 
O Lajeadense foi montado no 4-4-2 tradicional. Com meio em quadrado, teve claramente dois volantes, dois meias em lados opostos e dois atacantes. A equipe tentou marcar adiantado e deu espaços principalmente às costas dos laterais. 
 
GRÊMIO 2 X 0 LAJEADENSE
 
Data: 22/03/2015 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Diego Real
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e Max Augusto Guimarães
Cartões amarelos:  Braian Rodríguez (GRE); Tiago Machado (LAJ), Marabá (LAJ), Leandro Camilo (LAJ)
Publico: 20.134 torcedores
Renda: R$: 466.389,00
Gols: Giuliano, do Grêmio, aos 25 minutos e aos 34 minutos do primeiro tempo; 
 
GRÊMIO
Tiago; Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Giuliano, Douglas (Júnior) e Luan (Luan); Braian Rodríguez (Yuri Mamute).
Técnico: Luiz Felipe Scolari 
 
LAJEANDENSE
Giovani; Tiago Machado (Igor), Leandro Camilo, Everton e Higor; Marabá, Mateus Santana, Paulo Josué e Rafael Gava; Maycon (Marquinhos)e Gilmar (Ramon).
Técnico: Luís Carlos Winck