Topo

Felipão tem duelo 'criador x criatura' com técnico dos 'Galáticos' do RS

Felipão encontrará Roger Machado em Grêmio x Novo Hamburgo, nesta quarta - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão encontrará Roger Machado em Grêmio x Novo Hamburgo, nesta quarta Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/03/2015 06h10

Tudo que o atual técnico dos 'Galáticos do Vale', como é chamado o Novo Hamburgo por conta das 'estrelas' do elenco, aprendeu observando o comandante do Grêmio. Roger Machado chegou ao futebol profissional pelas mãos de Luiz Felipe Scolari no Tricolor. E lado a lado conquistaram uma série de títulos. Nesta quarta em reservados opostos no duelo das 22h (horário de Brasília), no estádio do Vale, pela 13ª rodada do Gauchão, criador e criatura medem forças e disputam pontos valiosos no torneio. 
 
Os gremistas podem acabar a quarta-feira classificados antecipadamente para a próxima fase do Gauchão. Para isso basta vencer a partida. Enquanto o Novo Hamburgo disputa uma das últimas vagas, está com 18 pontos, em 7º. O Tricolor tem 23, em 1º. 
 
Roger e Felipão já se enfrentaram recentemente. A amizade entre ambos aproximou os clubes e o Novo Hamburgo foi adversário no primeiro amistoso de 2015 do Grêmio, ainda durante a pré-temporada, em Gramado. Depois de sair na frente, o time de Porto Alegre cedeu empate em 2 a 2. 
 
Mas muito mudou desde então. Naquela ocasião, por exemplo, o compromisso serviu para entrosar a dupla de ataque formada por Marcelo Moreno e Barcos. Que não chegou a jogar junta por muito tempo já que ambos acabaram vendidos. 
 
"Eu fico muito feliz pelo Roger, que é uma pessoa sensacional. Gosto muito dele. Será um jogo complicado, difícil", garantiu Felipão. 
 
"É um pouco de criador e criatura. Guardo até muitos ensinamentos. Os levo para minha carreira. Fazia cinco anos que não conversava com ele (Felipão)", disse Roger antes do amistoso realizado em janeiro, na pré-temporada. 
 
Juntos, Felipão e Roger Machado foram muito felizes no Grêmio. Conquistaram uma Libertadores, um Brasileiro, uma Recopa e dois Campeonatos Gaúchos. Agora a fase da vida é totalmente diferente. Scolari quer a retomada da carreira, abalada após a queda da seleção brasileira na Copa do Mundo. Roger busca crescer como treinador e chegar a um grande clube. 
 
Em campo, o Grêmio muda em apenas uma posição em relação ao time que venceu o Lajeadense no último domingo. Erazo, que está com a seleção do Equador, dá lugar a Pedro Geromel, que volta após longo período lesionado. 
 
Os 'Galáticos do Vale', por sua vez, oscilaram muito no campeonato e não conseguiram atingir o nível esperado com tantos jogadores conhecidos juntos. Leandrão, Magrão, Bolívar, Luís Mário, Thiago Humberto, todos atletas com passagens pela dupla Gre-Nal, atuam no Novo Hamburgo. Rafael, lesionado, dá lugar a Jandrei e é a principal baixa no time.  
 
FICHA TÉCNICA
NOVO HAMBURGO X GRÊMIO
 
Data e hora: 25/03/2015 (quarta-feira) 22h (horário de Brasília)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Transmissão na TV: PPV e RBS TV
Árbitro: Daniel Nobre Bins 
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Alduíno Mocelin
 
NOVO HAMBURGO: Jandrei; Luan, Bolívar e César Lucena; William Schuster, Dê, Thiago Humberto, Magrão e Paulinho; Márcio e Leandrão
Técnico: Roger Machado
 
GRÊMIO: Tiago; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez.
Técnico: Luiz Felipe Scolari