Topo

Inter faz o mínimo em casa, vence a quarta seguida e pressiona Grêmio

Colorado fez gol em escanteio e passou por sustos contra o penúltimo do Gauchão - Alexandre Lops/Divulgação AI Inter
Colorado fez gol em escanteio e passou por sustos contra o penúltimo do Gauchão Imagem: Alexandre Lops/Divulgação AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/03/2015 21h20

Em uma atuação com lampejos de bom futebol, o Internacional fez o mínimo para vencer o Avenida, nesta quarta-feira (25), no Beira-Rio, em jogo válido pela 13ª rodada do Gauchão. O gol de Juan, ainda no primeiro tempo, foi em um dos momentos bons do Colorado no jogo, que caiu de ritmo no segundo tempo. O resultado, mantendo a rotina de ser melhor que as atuações, pressiona o Grêmio, que joga fora de casa contra o Novo Hamburgo e precisa ganhar para recuperar a ponta da tabela.

Com a vitória, o Inter chega aos 25 pontos e assume temporariamente a liderança do Campeonato Gaúcho. Para seguir no topo, o time vermelho precisa secar o arquirrival, que tem 23 pontos, e joga contra o Novo Hamburgo, ainda nesta quarta-feira. O Colorado tem também um jogo atrasado, contra o Ypiranga-RS, para realizar. Na próxima rodada, o Internacional visita o União Frederiquense. Já o Avenida encara o Aimoré-RS, em São Leopoldo.

A atuação, outra vez no 3-5-2, teve muitos altos e baixos. No primeiro tempo a equipe foi amplamente superior, mas não conseguiu ser contundente. Na etapa final relaxou demais e deu margem para o penúltimo colocado do estadual assustar. D’Alessandro, recuperado de lesão na coxa direita, entrou ainda no primeiro tempo e ajudou o Colorado a marcar.

Fases do jogo: O novo teste para o esquema com três zagueiros foi mais uma vez exitoso, mas merece ressalvas. Contra um adversário muito inferior tecnicamente e sem ser acossado, o Inter foi dono do jogo do princípio ao fim. A posse de bola demorou a virar chance de gol, mas ainda assim o Colorado teve enorme tranquilidade para avançar nas etapas do confronto.

A dupla Taiberson e Eduardo Sasha deu intensidade, mas não resistiu por muito tempo. Talismã de Diego Aguirre, o camisa 28 sentiu dores na coxa e saiu de campo para o retorno de D’Alessandro. Com o gringo, Inter ganhou mais formas de chegar ao gol de Villa.

O goleiro do Avenida fez duas boas defesas em chutes de Taiberson e Alex – aniversariante do dia e mais disposto a finalizar de longe, como nos velhos tempos. O camisa 1 da equipe do interior também contou a sorte para escapar das conclusões de Nilton, em dois escanteios seguidos. Mas aos 41 foi, enfim, vencido. Nico Freitas desviou no primeiro poste, Sasha chutou e Juan ainda desviou antes da linha. Gol do Inter.

"Chegar a gente está chegando, não sei que jogo vocês estão vendo. Faltou eficiência, isso sim. Foi um baita primeiro tempo", opinou o meia Alex na ida para o intervalo. "Foi um jogo truncado, difícil. Começamos desatentos, erramos passes fáceis, mas furamos o bloqueio deles", completou Réver.

No segundo tempo o Avenida ficou mais valente e assustou o Inter, que deixou o ritmo cair e permitiu o crescimento do adversário. Sérgio Rafael e Paulinho Simionato obrigaram o goleiro Alisson a fazer grandes defesas. Aguirre tentou resolver sacando Nilton e colocando Anderson, mas viu de fora o Colorado continuar sonolento. Em um dos lampejos criativos, D'Alessandro fez jogada combinada com o camisa 8 e ele chutou forte. Mas Villa espalmou.

O melhor: Alex - meia foi responsável por chutes de longa distância no primeiro tempo e puxou os lampejos criativos do Inter em um jogo que ficou lento.

O pior: Léo - lateral direito errou passes simples, deu chance para o Avenida contra-atacar e ainda levou uma janelinha. Pouco antes de ser substituído, com vaias, deu uma rosca na frente da área e assustou os zagueiros.

Chave do jogo: Escanteio com jogada ensaiada - em um confronto de extremos, com um dos candidatos ao título enfrentando um virtual rebaixado, a bola parada decidiu. Nico Freitas desviou de cabeça escanteio da direita e liquidou a defesa do Avenida. Restou a Sasha e Juan, livres no segundo poste, marcar.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 0 AVENIDA

Data: 25/03/2015 (quarta-feira) , às 19h30min (Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Público: 11.816 (9.764 pagantes)
Renda: R$ 175.905,00
Árbitro: Roger Goulart
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Lúcio Flor
Cartões amarelos: Eduardo Sasha, Alex, Anderson (INT); Léo Korte, Wellington (AVE)
Gols: Juan, aos 41 minutos do primeiro tempo

INTERNACIONAL: Alisson; Ernando, Juan e Réver; Léo (Jorge Henrique), Nico Freitas, Nilton (Anderson), Alex e Fabrício; Taiberson (D’Alessandro) e Eduardo Sasha
Técnico: Diego Aguirre

AVENIDA: Villa; Elias, Léo Korte, Sérgio, Paulinho; Michel, Henrique (Alexandre), Ramos, Miro Bahia; Wellington (Márcio Tinga) e Paulinho Simionato
Técnico: Titi