Topo

Luan faz dois em um minuto, resolve jogo e mantém Grêmio na ponta

Luan decidiu jogo na Arena do Grêmio, marcando dois gols em dois minutos - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Luan decidiu jogo na Arena do Grêmio, marcando dois gols em dois minutos Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2015 20h23

O Grêmio sofria com a falta de pontaria e a retranca do São Paulo-RS neste domingo (29), na Arena. Mas em menos de dois minutos Luan resolveu tudo. O camisa sete marcou duas vezes em um intervalo de meros 60 segundos: primeiro de cabeça e depois com belo drible no goleiro. Com o 2 a 0 forjado rapidamente, em partida da 14ª rodada do Gauchão, o tricolor garante a liderança do estadual.

Com 29 pontos, o Grêmio se mantém líder pelo menos até quarta-feira. O Inter, que tem um ponto a menos, enfrenta o Ypiranga-RS no Beira-Rio em partida atrasada da sexta rodada. O São Paulo-RS, por sua vez, continua brigando contra o rebaixamento.

A vitória em Porto Alegre foi justa, mas demorou a sair. Sem cinco jogadores considerados titulares, o Grêmio teve domínio do confronto, mas penou na hora de finalizar. Empilhou chances no primeiro tempo e no segundo seguia o mesmo roteiro até Luan desencantar.

Fases do jogo: O Grêmio fez um primeiro tempo intenso, com velocidade maior até pela ausência de Douglas. Sem o camisa 10, Mamute e Luan colocaram o time de Felipão dentro do campo do São Paulo-RS. Apesar do amplo domínio, que transformou o confronto em um ataque contra a defesa em vários momentos, o tricolor pecou na hora de finalizar.

As chances de marcar foram várias. Geromel, Luan e Braian ficaram bem perto de balançar as redes. Sem contar os impedimentos assinalados de forma equivocada por Antonio Padilha. O enredo foi o mesmo durante toda a etapa inicial. Controle no meio-campo, penetração razoável, mas pontaria ruim.

O goleiro Vilar fez, na verdade, uma grande defesa. Foi aos 42, quando Braian recebeu às costas da zaga e saiu cara a cara com o goleiro. O chute forte do uruguaio parou nas luvas do camisa 1 da equipe de Rio Grande.

No intervalo Braian Rodríguez saiu e deu lugar a Everton. Com o garoto, o Grêmio ganhou ainda mais velocidade, porém seguiu penando na cara do gol. O martírio durou até os 22 minutos quando Luan acertou cabeceio. A bola chegou a tocar na mão de Vilar, mas morreu no fundo do gol. No minuto seguinte, Giuliano encontrou Luan e então saiu um belo gol. O camisa sete driblou Vilar, ignorou um marcador em cima da linha e chutou rasteiro. 2 a 0.

Na próxima rodada o Grêmio visita o São José-RS. Já o São Paulo-RS recebe o Lajeadense.

O melhor: Luan - meia-atacante fez bom primeiro tempo, mas na etapa final fez aquilo que ninguém parecia capaz de conseguir na Arena: marcar gols.

O pior: Matão - centroavante do São Paulo-RS, esperança de gols contra a degola, foi nulo durante todo o jogo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 SÃO PAULO-RS

Data e hora: 29/03/2015 (domingo), às 18h30min (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Público: 16.055 (14.249 pagante) e Renda: R$ 353.798,00
Árbitro: Luís Teixeira Rocha
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Antônio Padilha
Cartões amarelos: Maicon (GRE); Massari, Guilherme Moler (SRS)
Gols: Luan, aos 22 e aos 24 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Tiago; Galhardo (Fellipe Bastos), Rhodolfo, Geromel e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Giuliano, Luan e Mamute (Pedro Rocha); Braian Rodríguez (Everton)
Técnico: Felipão

SÃO PAULO-RS: Vilar, Matheus (Vavá), Jr. Sergipano, Teco, Massari, Balduíno, Guilherme Moler, Rafael Muçamba, Dudu Mandai (Chumbinho), Jean C (Thiago Correa). e Matão
Técnico: Hélio Vieira