Topo

Valdívia fake marca, Inter alivia Aguirre e rebaixa 1º time no Gauchão

Meia fez o único gol do Inter em Frederico Westphalen. Atuação teve altos e baixos - Alexandre Lops/Divulgação AI Inter
Meia fez o único gol do Inter em Frederico Westphalen. Atuação teve altos e baixos Imagem: Alexandre Lops/Divulgação AI Inter

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2015 17h53

A contestação ao trabalho de Diego Aguirre pode até continuar, mas o técnico ganhou um fôlego neste domingo (29), no estádio Vermelhão da Colina. Com um gol de Valdívia, meia que se inspirou no chileno do Palmeiras para adotar nome de guerra, o Internacional venceu o União Frederiquense em jogo da 14ª rodada do Gauchão. O placar mantém o Colorado com melhor aproveitamento do estadual e rebaixa a equipe de Frederico Westphalen.

Os três pontos poderiam ter vindo de forma mais tranquila, mas Alex perdeu pênalti. Ainda assim, com oscilação de desempenho e primeiro tempo fraco, o Inter foi melhor e mereceu o resultado. Com ele, a equipe dirigida por Diego Aguirre chega aos 28 pontos. O União permanece com 10 e está matematicamente rebaixado.

Aguirre viajou com uma pressão enorme em cima do seu trabalho, com pedidos internos de demissão, mas segue sustentado pelos números. Sem nenhuma atuação exuberante em toda a temporada, o uruguaio tem apenas três derrotas no ano e alcança a quinta vitória consecutiva no estadual.

Fase do jogo: O Internacional começou o jogo fazendo o que se espera de um time muito superior ao adversário e teve mais posse de bola e domínio. O controle completo da partida, contudo, só rendeu duas chances reais de gol. Repetindo as dificuldades de outros jogos recentes, o Colorado oscilou em intensidade e rendimento ainda no primeiro tempo.

No começo criou chances com Fabrício e Alex, em chutes de fora da área. A finalização do meia foi bem melhor, parando no travessão. A conclusão do lateral esquerdo foi espalmada sem problemas pelo goleiro Lúcio. O camisa seis, depois, criou a segunda oportunidade concreta de marcar. Livre na área, ele desviou de cabeça e obrigou o camisa 1 do União Frederiquense a espalmar. Em lance de reflexo.

Com o camisa oito, Jorge Henrique deixou de ser volante e o Inter ganhou mais profundidade. Tanto que foram necessários meros 10 minutos para o gol sair. Sasha recebeu bom lançamento do lateral direito William, foi até o lado da área e cruzou. Valdívia, de primeira, deslocou o goleiro. Aos 19, a equipe vermelha teve chance de ampliar. Fabrício foi derrubado na área e o pênalti assinalado. Na cobrança, Alex mandou a bola no canto, mas Lúcio acertou o pulo e espalmou.

O melhor: Lúcio - goleiro do União salvou o seu time em pelo menos três oportunidades. Em uma delas defendeu o pênalti cobrado por Alex. Anderson - meia entrou no intervalo e melhorou setor de criação do Colorado. Distribuiu bons passes e ajudou na evolução do meio-campo.

O pior: Luque - apelidado de 'novo Caniggia', argentino fez primeiro cheio de erros. Falhas no domínio, em passes curtos e longos. Em jogadas combinadas. Foi sacado no intervalo e a troca mudou o Inter, que jogou melhor.

Toque dos técnicos: Diego Aguirre voltou a usar o 4-2-3-1, mas com algumas novidades. Jorge Henrique jogou todo o primeiro tempo como volante e Valdívia pela direita. Luque, de atuação mais que discreta, foi sacado no intervalo e Anderson entrou. Com o camisa 8 Jorge Henrique voltou a atuar mais a frente. Nos dois tempos Sasha ficou isolado e penou para criar algo. Réver, com desconforto muscular, foi desfalque de última hora e deu espaço a Paulão.

FICHA TÉCNICA
UNIÃO FREDERIQUENSE X INTERNACIONAL

Data e hora: 29/03/2015 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen (RS)
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Leirson Peng Martins e Marcelo Oliveira e Silva
Gols: Valdívia, aos 10 minutos do segundo tempo

UNIÃO FREDERIQUENSE: Lucio; Fred, Talis e Eli Oséias; Thomas, Almir, Jefferson (Maranhão), Lenilson (Adílson) e Willian Bones; Aldair e Josiel (Jardyson)
Técnico: Beto Almeida

INTERNACIONAL: Alisson; William, Ernando, Réver e Fabrício; Nico Freitas (Rodrigo Dourado), Jorge Henrique, Valdívia (Alan Ruschel), Alex e Luque (Anderson); Eduardo Sasha
Técnico: Diego Aguirre