Topo

Inter vence jogo com briga de lateral e torcida e vira líder do Gauchão

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/04/2015 21h22

O Internacional é o novo líder do Campeonato Gaúcho de 2015. Nesta quarta-feira (01), em um jogo com três expulsões e uma briga do lateral esquerdo Fabrício com a torcida do Colorado, o time dirigido por Diego Aguirre venceu o Ypiranga-RS por 1 a 0 – gol de D’Alessandro. O triunfo, em jogo atrasado da sexta rodada, põe a equipe no topo da tabela. Mais do que a atuação, com melhora em relação às partidas anteriores, o rompante do camisa seis roubou a cena.

A vitória deixa o Inter com 31 pontos, dois a mais que o Grêmio, e resulta na liderança isolada do Gauchão. Até então, o time de Aguirre liderava a competição por aproveitamento, mas dependia da partida atrasada para confirmar a campanha superior. No domingo, na última rodada, o Colorado recebe o Passo Fundo e o Ypiranga-RS visita o Cruzeiro-RS.

Outra vez no esquema 4-2-3-1, o Colorado fez um jogo mais compacto e veloz na frente. Mas ainda no primeiro tempo viu Anderson ser expulso juntamente com Otacílio Neto. Na etapa final, quando penava para furar a retranca do terceiro colocado, perdeu Fabrício.

Fases do jogo: O primeiro tempo do Internacional foi promissor. A dupla Eduardo Sasha e Nilmar foi, disparado, o ponto alto do time. Em velocidade, eles conseguiram criar chances mesmo diante de um Ypiranga-RS bem postado na defesa. Mais compacto, o Colorado esboçou evolução perto de outros jogos recentes.

A melhora pode ser mensurada nos números. No primeiro tempo, o time de Diego Aguirre teve quatro chances de gol. Duas com Nilmar, que deu o tradicional giro diante do zagueiro para sair cara a cara com o goleiro, e outra com Sasha. O camisa nove concluiu após lindo tabelamento com Nilmar. Na troca de passes houve toque de calcanhar e pedalada, mas chute para fora. O Ypiranga-RS chegou em apenas uma oportunidade, com Saldanha batendo colocado de fora da área. O arremate lambeu a trave esquerda de Alisson, mas foi para fora.

Antes do intervalo, Anderson e Otacílio Neto foram expulsos. O meia do Inter empurrou o jogador da equipe de Erechim e recebeu um cotovelaço no rosto como resposta. O Colorado protestou por achar exagero o cartão vermelho direto ao seu camisa oito.

O lance deles não foi nada perto do que fez Fabrício, aos 17 minutos do segundo tempo. Ao ser vaiado, o lateral esquerdo desistiu de uma jogada e foi bater boca com a torcida. Fez gestos obscenos e acabou expulso. Com nove, o Inter conseguiu o que até então estivera longe: o gol. Rodrigo Dourado lançou Nilmar e ele foi derrubado dentro da área. Na cobrança do pênalti, D’Alessandro fez 1 a 0.

Depois dos 30 minutos o Ypiranga-RS se jogou todo para frente e o Inter passou a administrar o resultado. Aos 40, Negretti chegou a fazer o gol de empate, mas o lance foi anulado por falta em Alan Ruschel. Pouco depois, o goleiro Alisson defendeu de forma estranha um jogo de longe.

O melhor: Nilmar - camisa 7 mostrou a velocidade de outros tempos e criou boas chances de gol no primeiro tempo. Na etapa final, sofreu o pênalti que garantiu a vitória do Inter.

O pior: Fabrício -  Fora o rompante com direito a xingamento, gesto obsceno e expulsão, lateral esquerdo do Inter errou passes simples e cruzamentos. Destoou do resto do time.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 0 YPIRANGA-RS

Data e hora: 01/04/2015 (quarta-feira), às 19h30min (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Público total: 13.170 (11.320 pagantes)
Renda: R$ 202.350,00
Árbitro: Luís Teixeira
Auxiliares: Rafael da Silva e José Eduardo Calza
Cartão amarelo: Negretti (YPI)
Cartões vermelhos: Anderson (INT); Otacílio Neto (YPI)
Gol: D'Alessandro, aos 25 minutos do segundo tempo

INTERNACIONAL: Alisson; Ernando, Alan Costa, Juan e Fabrício; Rodrigo Dourado, Jorge Henrique, D’Alessandro (Vitinho), Anderson e Eduardo Sasha (Valdívia); Nilmar (Alan Ruschel)
Técnico: Diego Aguirre

YPIRANGA-RS: Carlão; Matheus, Negretti, Oliveira e Ruan; Róbson, Jessé, Guto, Jean Paulo; Saldanha e Otacílio Neto
Técnico: Leocir Dall'Astra

Veja o piti de Fabrício e as críticas do presidente do Inter