Topo

Moderno? Inter evita definir titulares, e isso não incomoda os jogadores

Diego Aguirre não define titulares no Internacional e os jogadores aprovam - Alexandre Lops/Divulgação AI Inter
Diego Aguirre não define titulares no Internacional e os jogadores aprovam Imagem: Alexandre Lops/Divulgação AI Inter

Do UOL, em Porto Alegre

10/04/2015 06h00

Diego Aguirre estabeleceu um critério pouco comum nos clubes brasileiros. Não define titulares absolutos no Inter. Varia esquemas, jogadores, tudo de acordo com o planejamento para um jogo determinado. E tais alterações são encaradas como modernidade e não incomodam o elenco. 

O time vermelho já atuou no 3-5-2, 4-4-2, 4-2-3-1 e até 3-6-1. Mudou tudo de um jogo para o outro, já foi ofensivo demais, já mostrou fraquezas atrás, já foi super retrancado, e tudo a partir de observações do treinador. 
 
Não há uma determinação clássica de 11 jogadores com funções previamente estabelecidas. E ao que tudo indica isso não vai acontecer. 
 
Mas a ausência de tal regra não causa surpresa ou gera reclamação dos atletas. A premissa de que todos estão tendo oportunidades supera qualquer temor de falta de entrosamento. 
 
"A gente não pensa nisso, temos uma maratona de jogos. Está bem claro que todos estão tendo espaço, com oportunidade em jogos importantes. Não pensamos muito se tem time titular ou reserva. É um termo que se usa muito aqui no Brasil, mas que está ultrapassado", disse o zagueiro Juan. 
 
Para a semifinal do Gauchão, que será aberta no próximo sábado, Diego Aguirre vai mudar de novo. A tendência aponta para um time misto já que na quinta-feira está marcado compromisso pela Libertadores. Ou seja, de novo o conceito de 'todos titulares' será posto em campo. 
 
Os jogadores do Inter trabalam na tarde desta sexta-feira. O treino deve indicar quem participará do primeiro jogo da semifinal, sábado, em Rio Grande, contra o Brasil de Pelotas.