Topo

Ele já passou pelo rival e será espião e trunfo do Grêmio na semifinal

Ramiro pode virar lateral e traz consigo informações sobre o Juventude, seu ex-clube - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Ramiro pode virar lateral e traz consigo informações sobre o Juventude, seu ex-clube Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

12/04/2015 06h00

Ramiro foi formado nas categorias de base do Juventude, virou profissional no estádio Alfredo Jaconi e voltará a Caxias do Sul neste domingo (12) com o Grêmio, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. No retorno, o volante terá papel importante: vai ser titular, podendo atuar em mais de uma função, e como uma espécie de espião para o jogo das 16h (horário de Brasília).

Homem de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari, Ramiro pode virar lateral direito depois da boa atuação de Fellipe Bastos contra o Novo Hamburgo. Ou então seguir como volante. O certo é que ele estará em campo e levará para dentro das quatro linhas o conhecimento adquirido dos tempos de Juventude e análise da atual fase do time comandado por Picoli.

“Dei uma olhada na reprise do jogo com o Ypiranga (pelas quartas de final) e eles continuam jogando desta forma. De forma defensiva e explorando o contra-ataque. E vem dando certo para eles. Temos que estudar como furar o bloqueio deles, para buscar o gol e a vitória”, disse.

As palavras de Ramiro deverão ser reforçadas por Felipão, na palestra antes do jogo. E por conta do cenário – de um adversário fechado, retrancado, o empate não é visto como resultado ruim.

“Um empate, para decidir na Arena, não seria mal resultado”, admitiu o zagueiro Pedro Geromel. “A gente está bem ciente das dificuldades do jogo, o Juventude vem de uma boa sequência. Empatamos em zero a zero aqui em casa, mas lá eles sabem jogar. Tem camiseta, torcida e já foram campeões. Vamos para lá como se fosse uma final”, completou.

Ramiro chegou ao Grêmio em 2013, ao lado de Bressan, Alex Telles e do goleiro Folmann. Do pacotão, é o jogador que mais atuou pelo tricolor desde então. O zagueiro foi emprestado ao Flamengo e o lateral vendido ao Fenerbahce, da Turquia.

O Grêmio tem duas dúvidas: Giuliano e Braian Rodríguez. O primeiro depende de reavaliação para ser liberado. O segundo pode ser vetado do início por conta da oscilação. Em ambos os casos, Yuri Mamute é o principal candidato a ocupar a vaga entre os titulares.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X GRÊMIO

Data e hora: 12/04/2015, às 16h (Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Transmissão na TV: PPV e Globo (somente para o RS)
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Maurício Coelho e Lúcio Flor

JUVENTUDE: Airton; Pereira, Heverton e Diogo; Helder, Vacaria (Jardel), Alan Schons, Wallacer e Duda; Douglas e Brenner
Técnico: Picoli

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías (Ramiro), Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro (Fellipe Bastos), Maicon, Douglas, Giuliano (Mamute) e Luan; Braian Rodríguez (Mamute)
Técnico: Felipão