Topo

Giuliano decide, Grêmio encerra jejum de 5 anos e fica perto da final

Grêmio não vencia o Juventude na Serra desde 2010. Giuliano (c) fez o quarto gol no ano - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Grêmio não vencia o Juventude na Serra desde 2010. Giuliano (c) fez o quarto gol no ano Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

12/04/2015 17h56

O Grêmio largou na frente na semifinal do Campeonato Gaúcho. Neste domingo (12), o tricolor venceu o Juventude em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi, por 1 a 0. Giuliano, autor de um belo gol no primeiro tempo, não só deixou a equipe dirigida por Felipão mais perto da decisão do estadual. Também ajudou o clube a encerrar um jejum de cinco anos.

Desde 2010 o Grêmio não vencia o Juventude na Serra. Naquele ano, sob o comando de Silas, o placar final foi de 2 a 1 – ambos os gols marcados por Jonas. Desta vez, o triunfo foi magro, mas importante. No final de semana que vem, até um empate garante o tricolor na decisão.

O futebol do Grêmio em Caxias do Sul não foi vistoso, mas sim efetivo. No primeiro tempo o time azul, branco e preto criou menos que o Juventude, porém balançou a rede. Na etapa final os donos da casa só finalizaram uma vez e sucumbiram em uma atuação segura da dupla Rhodolfo e Geromel.

Fases do jogo: O Juventude começou na pressão e por alguns minutos parecia disposto a mudar o jeito de jogar, mas ledo engano. O chute de Brenner após falha de Ramiro e a falta cobrada com perigo por Wallacer antes dos 10 minutos confirmaram que o time de Caxias do Sul iria explorar o erro do Grêmio. Só que Felipão tinha mais qualidade do seu lado e isto pesou contra o técnico Picoli.

Giuliano, aos 19, recebeu de Braian e avançou com espaço. A marcação distante deu tempo para o camisa 11 pensar e chutar bonito no ângulo esquerdo de Airton. Gol do Grêmio – e um belo gol – na primeira finalização do time no Alfredo Jaconi. Os donos da casa ainda chegaram com Pereira, de bicicleta, e Wallacer chutando de fora da área. Mas conseguiram o empate. Braian Rodríguez poderia ter ampliado a vantagem, após bela assistência de Douglas, mas mandou de cabeça para fora.

Diante de um rival fechado, o Grêmio teve bom controle e efetividade. O Juventude foi para o intervalo oscilando e sendo um time afoito. A primeira etapa teve como nota ruim a lesão de Ramiro. Logo aos 4 minutos, o volante escalado como lateral direito torceu o joelho esquerdo e deu lugar a Matías Rodríguez.

No segundo tempo o Juventude mudou o esquema e desistiu de jogar com bolas longas e à espera de faltas e escanteios. Com Edilson e um misto de 4-1-4-1 e 4-4-2 clássico, o time da Serra tentou trocar passes e criar pelo chão chances. Nada feito. O Grêmio, por sua vez, passou a administrar a posse de bola e segurou o resultado chegando a ser mais que burocrático. Nem a entrada de Yuri Mamute, uma espécie de novo xodó do clube, mudou o panorama.

O melhor: Giuliano – meia fez golaço com chute de fora da área e criou boas jogadas, especialmente no primeiro tempo. Decidiu o jogo.

O pior: Pereira – zagueiro deu espaço para Giuliano pensar e chutar no gol do Grêmio. Também errou em botes e desarmes e fez uma falta feita no primeiro tempo, merecendo até cartão vermelho.

Chave do jogo: qualidade técnica - diante de um rival fechado, que esperava erros para atacar ou então apostava tudo nas bolas paradas, o Grêmio teve a seu favor a qualidade. Giuliano fez um belo gol após boa participação de Braian Rodríguez, que saiu da área e confundiu a defesa do Juventude no lance.

Toque dos técnicos: Picoli começou o jogo no 3-6-1 e apostou nas bolas longas, com início promissor. O Grêmio manteve o 4-2-3-1, mas precisou abortar a improvisação de Ramiro antes dos cinco minutos - em virtude de uma torção no joelho do volante. No segundo tempo, em desvantagem, o Juventude passou a jogar no 4-1-4-1 e investiu em mais posse de bola. O Grêmio seguiu com uma linha de três armadores e sem marcação pressão, controlando o adversário.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 0 X 1 GRÊMIO

Data: 12/04/2015
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Maurício Coelho e Lúcio Flor
Cartões amarelos: Pereira, Vacaria, Diogo, Alan Schons, Heverton (JUV); Douglas, Matías Rodríguez, Marcelo Grohe, Marcelo Oliveira (GRE)
Gols: Giuliano, aos 19 minutos do primeiro tempo

JUVENTUDE: Airton; Pereira, Diogo e Heverton; Helder, Vacaria, Alan Schons, Wallacer e Duda (Edilson); Brenner (Zulu) e Douglas (Rogerinho)
Técnico: Picoli

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro (Matías Rodríguez); Rhodolfo, Geromel e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Luan (Walace), Douglas e Giuliano (Yuri Mamute); Braian Rodríguez
Técnico: Felipão