Topo

Braian só fez um gol pelo Grêmio, mas ainda tem moral com Felipão

Uruguaio só fez um gol pelo Grêmio após oito jogos, mas tem duas assistências e moral - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Uruguaio só fez um gol pelo Grêmio após oito jogos, mas tem duas assistências e moral Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

13/04/2015 06h00

Braian Rodríguez foi apresentado no início de março como o substituto de Barcos, mas até agora não deslanchou a fazer gols. Em oito jogos pelo Grêmio, o uruguaio balançou as redes apenas uma vez e ainda viu uma sombra crescer na briga pela titularidade. Com Yuri Mamute ganhando espaço, o centroavante recebeu um novo voto de confiança da comissão técnica e deve permanecer no time para tentar emplacar.

Com os 90 minutos disputados diante do Juventude, no jogo de ida da semifinal do Gauchão, Braian chegou a oito partidas pelo Grêmio. Desde que chegou a Porto Alegre, só ficou de fora contra o São José-RS, na última rodada da fase de classificação. A escassez de gols foi minimizada, em Caxias do Sul, pela participação no lance que Giuliano converteu.

“O problema não é jogar só para ele, ele fazer gol, mas ele jogar para a equipe. Ele foi muito útil para a equipe. O gol do Giuliano surgiu pelo Braian ter valorizado um balão que ia sair pela lateral. O Braian também ajudou nas bolas defensivas”, defendeu Felipão.

A escalação do charrua no Alfredo Jaconi fez Mamute, xodó da torcida após boas atuações, seguir no banco. Mas a justificativa foi principalmente a estutura. Braian, com 1,90m pôde ajudar o Grêmio a escapar das bolas aéreas do Juventude. Antes disto, ele deu duas outras assistências e cavou pênalti dois pênaltis no estadual. Teve dois gols anulados e ganhou moral mesmo sem marcar.

"É um jogador de equipe e não me preocupo com ele fazendo ou não fazendo gol. Ele é um jogador de equipe. Sendo útil para a equipe, ótimo", comentou Scolari. "Falta eu escolher (Yuri Mamute como titular). Sou eu que escolho. Não esqueçam que fiz a escolha pelo Braian também pela situação defensiva. Se na quarta-feira (diante do Campinense, pela Copa do Brasil), acharmos interessante, vamos colocar (Mamute como titular)", acrescentou.