Topo

Objetivo atingido não agrada totalmente e Felipão quer reforços no Grêmio

Felipão quer ainda mais dois ou três jogadores para fechar o elenco do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão quer ainda mais dois ou três jogadores para fechar o elenco do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/04/2015 06h00

O elenco do Grêmio está pronto para o Brasileiro? A resposta do técnico Luiz Felipe Scolari é não. Após garantir a vaga na final do Gauchão, um dos principais objetivos do início do ano, o treinador usou sua entrevista coletiva para pedir mais jogadores. E ainda brincou com o equilíbrio financeiro proposto pelo Tricolor. 

"Sabemos que precisamos de uma ou outra característica ainda no grupo para enfrentar de igual para igual todos adversários do Brasileiro. Ou levaremos alguma desvantagem grande no decorrer do campeonato. Mas com mais dois ou três jogadores que estamos tentando buscar, temos possibilidade de brigar por alguma posição muito boa no Brasileiro", explicou Scolari. 
 
O Grêmio investiu pouco no princípio da temporada. Mas percebeu que não conseguiria os resultados almejados e precisou abrir os cofres. Chegaram, logo de cara, Marcelo Oliveira, Douglas, Erazo e Galhardo. Sem sucesso no início do ano, a direção precisou investir mais e completou a lista de contratações com Maicon, Braian Rodríguez e Cristian Rodríguez. 
 
Um dos alvos, agora, é um goleiro. Marcelo Grohe ficará um mês com a seleção brasileira na Copa América. Perderá, com isso, aproximadamente 10 jogos no Tricolor. O primeiro alvo foi Airton, do Juventude. Mas a negociação acabou não fechando. Agora, o nome mais próximo é Bruno Grassi, que disputou o Gauchão pelo Cruzeiro-RS. Já há um acerto com o clube e o jogador deve ser anunciado na próxima semana. 
 
Junto a ele, jogadores para 'completar o grupo'. Casos do meia Vagner, do volante Ben-Hur e do atacante Matheus, todos do Cruzeiro-RS. Mas nenhum que venha a completar as características esperadas por Felipão para o elenco. Ou seja, mais dois nomes com condições de brigar por titularidade devem chegar. E não será fácil pela nova diretriz econômica do clube, algo que gera brincadeiras de Felipão.
 
"Isso é assunto pra o Rui [Costa, diretor executivo de futebol] e a direção. O assunto é dele com o presidente. Quando envolve dinheiro, meu Deus do céu, a tal economia está sendo bem estudada", sorriu. 
 
No sentido contrário, Cristian Rodríguez e Matías Rodríguez têm contratos no fim. A dupla, cujo sobrenome é idêntico mas não fazem parte da mesma família sendo um uruguaio e outro argentino, tem alguma perspectiva de permanecer em Porto Alegre, mas não há garantia alguma. 
 
A direção gremista prefere evitar o assunto contratações no momento. Prestes a disputar uma final de campeonato, o comando azul age cautelosamente. 
 
"Estamos focados no Gauchão. Não é hora de fazermos qualquer contratação. Trabalhamos, estudamos, há ofertas e observações. Mas antes das finais não vamos trazer muitos jogadores. Talvez algum com nível de completar plantel", disse o diretor de futebol Cesar Pacheco. 
 
O Grêmio deu dois dias de folga ao elenco. A reapresentação e o início dos trabalhos para final do Gauchão ocorre apenas na manhã de terça-feira.