Topo

Ele marcou o gol do último título do Grêmio. Quando jogava pelo Inter

Giuliano já foi arma do Inter, agora é a principal afirmação do Grêmio em decisão - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Giuliano já foi arma do Inter, agora é a principal afirmação do Grêmio em decisão Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2015 06h00

Giuliano vive uma situação curiosa prestes a entrar em campo para as finais do Gauchão. Foi o meia que marcou o gol derradeiro do Gauchão de 2010, último título conquistado pelo Grêmio. Só que atuava pelo Internacional. Agora, encara com naturalidade rever o Colorado na decisão. 

O Inter avançou no domingo, quando venceu o Brasil de Pelotas por 3 a 1, no Beira-Rio. O resultado confirmou Gre-Nal na decisão do torneio estadual. Os jogos acontecerão nos dias 26 de abril na Arena e 3 de maio no Beira-Rio. 
 
A temporada 2010  foi especial para Giuliano. Mesmo reserva do Internacional, foi eleito melhor jogador da Libertadores conquistada pelo clube vermelho. Marcou gols fundamentais e se firmou como aposta de valor mundial. Acabou vendido ao Metalist, da Ucrânia, e teve sua primeira experiência fora do país. 
 
Antes disso, viu o Internacional perder por 2 a 0 no Beira-Rio no jogo de ida daquela decisão do Gauchão. Preservando titulares, o técnico Jorge Fossati contou com o armador para vencer a volta. De fora da área, ele fez o gol do 1 a 0, no Olímpico. Grêmio derrotado, mas campeão. O último título até hoje. 
 
O momento é outro. Agora Giuliano defende o Grêmio. Mas mesmo de lado contrário, a fase é igualmente positiva. Depois de passar por cirurgia no fim do ano passado, o jogador se transformou no principal destaque da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari. Tem feito gols e ditado o ritmo do time. 
 
Ao rever o Inter, mesmo que não seja a primeira vez pois ele já atuou em Gre-Nais passados, ele vê com naturalidade a chance de dar o título ao time que agora defende. 
 
"Encaro com naturalidade. Não me coloco como protagonista, o coletivo está funcionando e as individualidades aparecendo. Tenho contribuído com a equipe. Fico feliz. Não faço planos. Estamos chegando bem e com chances de ter uma boa final", disse Giuliano. 
 
Os jogadores do Grêmio retomam atividades apenas na terça-feira. Nesta segunda, Cristian Rodríguez e Yuri Mamute passarão por exames de ressonância magnética. Segundo os médicos do Tricolor, ambos têm chance de atuar.