Topo

Dupla Gre-Nal 'quebra gangorra' e chega com campanhas quase iguais à final

Inter e Grêmio chegam praticamente iguais para clássico decisivo no Gauchão - Alexandre Lops/Divulgação Inter
Inter e Grêmio chegam praticamente iguais para clássico decisivo no Gauchão Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/04/2015 06h00

É tradição no Rio Grande do Sul: a dupla Gre-Nal vive uma eterna gangorra. Enquanto um está nas alturas, outro quase encosta no chão. Mas a dicotomia dos maiores clubes do Estado parece contrariada nesta temporada. Com campanhas quase iguais e longos períodos de invencibilidade, Inter e Grêmio chegam à final do Gauchão em alta. 

Em aproveitamento, o Grêmio está levemente superior. Mas a diferença entre os clubes é menor que um ponto percentual. A superioridade tricolor se dá pela Copa do Brasil. Venceu os dois jogos da competição, enquanto o Inter teve mais partidas na Libertadores, e tropeçou. 
 
A campanha gremista aponta um total de 20 jogos, com 13 vitorias, 4 empates e 3 derrotas. Foram marcados 28 gols e apenas 10 sofridos. Um total de 71,6% de aproveitamento de pontos contando o Gauchão e a Copa do Brasil. 
 
Enquanto o Internacional tem mais jogos, mas aproveitamento semelhante. Foram 23 partidas disputadas, com 14 vitórias, 7 empates e duas derrotas. Ao todo, 39 gols marcados e 19 sofridos em 71,01% de aproveitamento. 
 
A diferença quase nula pode, ainda, ser quebrada antes mesmo do Gre-Nal. Nesta quarta-feira, o Inter terá novo compromisso pela Libertadores. O adversário será o The Strongest, no Beira-Rio. Uma vitória muda os números positivamente para os vermelho. E o efeito contrário será criado em caso de derrota. 
 
Comparando-se as invencibilidades, novamente Inter e Grêmio estão perto, com leve vantagem para os azuis. O time de Luiz Felipe Scolari perdeu pela última vez em 14 de fevereiro, há mais de dois meses, para o Veranópolis, em casa. São 14 partidas sem conhecer a queda. Já o rival comandado por Diego Aguirre não perde desde 8 de março, em duelo com o Juventude. São 12 compromissos invicto. 
 
Mas na contramão da suposta superioridade gremista nas estatísticas, quando enfrentaram os mesmos adversários foi o Inter que levou a melhor. Levando-se em conta apenas as campanhas no Gauchão, o Inter somou 39 pontos, enquanto o Grêmio fez 37. 
 
Com tantas vitórias, invictos há tanto tempo, é difícil achar alguém que chegue pior no clássico. Inter e Grêmio se enfrentarão em alta. Mas apenas um poderá conquistar o Campeonato Gaúcho 2015. 
 
O primeiro jogo da final está marcado para as 16h (horário de Brasília) do próximo domingo, na Arena. O compromisso de volta será disputado em  3 de maio, no Beira-Rio.