Topo

Mudou tudo. Inter e Grêmio revivem decisão totalmente diferentes de 2014

Pará e A. Patrick são jogadores que deixaram a dupla e jogaram a final em 2014 - Alexandre Lops/Divulgação Internacional
Pará e A. Patrick são jogadores que deixaram a dupla e jogaram a final em 2014 Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Internacional

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/04/2015 06h00

Grêmio e Internacional entram em campo no domingo para decidir o Campeonato Gaúcho. Em duelo idêntico ao do ano passado, até na ordem de jogos, os dois maiores clubes do Estado medem forças pela primeira taça do ano. Mas em campo, tudo mudou em relação ao Gauchão de 2014. No Inter, apenas três jogadores que atuaram na decisão são titulares. No Grêmio o número cai para dois. 

Não está garantido que o Internacional atuará com titulares ao menos no primeiro jogo decisivo. A tendência, até pela partida disputada nesta quarta-feira pela Libertadores contra o The Strongest, aponta para time misto, que atuou na maior parte do Estadual. Nesta equipe, Paulão, Alex e Rafael Moura representam o time que fez 4 a 1 no Grêmio no último jogo do Gauchão passado, em Caxias do Sul. 
 
Se optar por usar titulares, o trio que representa o time e atuou diante do Tricolor em 2014 é Ernando, D'Alessandro e Aránguiz.
 
O time vermelho no dia 13 de abril do ano passado, comandado por Abel Braga, foi: Dida; Gilberto, Ernando, Paulão e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick, Alex e D'Alessandro; Rafael Moura. Ygor ainda entrou no decorrer do jogo. 
 
Já no Grêmio, o quadro é praticamente o mesmo. A equipe, naquele ano, disputava as finais do Gauchão em meio a Libertadores, situação hoje vivida pelo Inter. Optou por usar titulares sempre. A escalação de Enderson Moreira que acabou goleada foi: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros, Alán Ruiz e Dudu; Barcos. Ainda entraram: Maxi Rodríguez e Léo Gago. 
 
Restam no time titular apenas Marcelo Grohe e Rhodolfo. No grupo ainda está Ramiro, mas lesionado. Todos os demais deixaram o clube. Mas se jogadores faltam remanescentes daquela decisão, sobram lições ainda vivas na memória de quem viveu a queda. 
 
"Foi uma situação muito difícil pela qual passamos. Fizemos um grande primeiro tempo no primeiro jogo. No segundo aconteceu a virada. No segundo jogo, em Caxias... Foi uma situação bem difícil. Mas agora vivemos um novo momento, temos alguns jogadores que ficaram do ano passado, mas muitos saíram. Cada decisão tem sua história. Já ganhei, já perdi, e todos aqui também já passaram por isso, então sabem lidar com momentos assim. Uma nova decisão nos dará chance de escrever uma história diferente sermos felizes neste ano", afirmou o goleiro Marcelo Grohe. 
 
O primeiro clássico decisivo será disputado no domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena. Mais de 5 mil ingressos já foram vendidos para o duelo.