Topo

Ele tem uma chance para justificar sua contratação: ganhar o Gauchão

Cristian Rodríguez volta ao Grêmio com objetivo de justificar sua contratação - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Cristian Rodríguez volta ao Grêmio com objetivo de justificar sua contratação Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2015 06h00

Cristian Rodríguez foi contratado com um objetivo claro: conquistar o Campeonato Gaúcho. E não é apenas porque o Grêmio não vence desde 2010 ou trata a competição como 'Copa do Mundo'. É porque será a única chance de título que terá em Porto Alegre, ao menos no primeiro contrato. De volta aos treinamentos com o grupo, ele se vê perto de justificar investimento do clube e apreço da torcida em 180 minutos. 

Serão dois jogos. Possivelmente Rodríguez não atue desde o início do primeiro. Mas o tempo que estiver em campo, se conseguir contribuir para um título já terá justificado sua contratação feita com patamar superior ao estipulado pelo Grêmio na redução financeira proposta no início deste ano. 
 
É exatamente este o pensamento do presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior. Quando Cebolla estava lesionado, o mandatário afirmou que se ele 'jogasse as finais e contribuísse para o título, já teria feito o suficiente'. 
 
Até porque não serão muitas partidas além do Gauchão em que ele poderá atuar. Ainda restam dois jogos de punição em compromissos de âmbito nacional, devido a expulsão em sua última partida na Itália.  E no fim de maio a seleção uruguaia, onde é figura frequente, será chamada para Copa América. Em junho vence o contrato e ele, inicialmente, volta ao Atlético de Madrid, da Espanha. O Grêmio tentará renovação, mas não mostra otimismo. 
 
Nesta quinta-feira, Cristian Rodríguez mostrou que poderá justificar tamanho apreço que a torcida tem por ele desde o primeiro minuto em Porto Alegre. O meia, que foi recebido com festa e até agora atuou por apenas 60 minutos devido a uma lesão muscular na coxa direita, retomou trabalhos normais com o restante do grupo. 
 
Na Arena, onde disputou seu único jogo pelo Tricolor, diante do Cruzeiro-RS, correu, chutou, deu carrinho, dividiu a bola, por pouco não marcou um gol enquanto a atividade esteve aberta aos jornalistas. Pode ter feito durante a hora em que as portas estiveram fechadas. Mas o que marca é a liberdade de movimento, aparentando estar totalmente apto a jogar. 
 
O rival será o Internacional. Ou seja, o jogo perfeito para conquistar de vez a torcida. E em 90 minutos, Rodríguez poderá fazer isso, ou terá passagem pelo Rio Grande do Sul sem grande destaque. 
 
Os jogadores do Grêmio retomam atividades na tarde desta sexta-feira. Felipão concederá entrevista coletiva após o trabalho fechado e poderá indicar o que pensa fazer em campo no jogo de domingo, às 16h (horário de Brasília), que abre a decisão do Gauchão.