Topo

Mandinga, 'lesões', briga com gandula. Lembre momentos bizarros do Gre-Nal

Vanderlei Luxemburgo brigou com gandula e acabou expulso em clássico de 2012 - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Vanderlei Luxemburgo brigou com gandula e acabou expulso em clássico de 2012 Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/04/2015 06h00

Quem vive o Gre-Nal já viu de tudo. O maior clássico do Rio Grande do Sul não tem história centenária marcada apenas por grandes jogos, dribles, gols, momentos de rivalidade. Há também curiosidades e situações que beiram o bizarro. Tentativas de vencer, a qualquer custo. 

Sal grosso no banco de reservas, 'lesões', briga com gandula, artimanhas para esconder o time, tudo acontece em momentos que antecedem o jogo, a chamada 'semana Gre-Nal'. A reportagem do UOL Esporte fez um apanhado recente de momentos que ainda estão na memória e podem muito bem ser elencados como bizarrices do clássico gaúcho.
 
O que ninguém discorda é da importância do jogo. Muitos dos fatos elencados abaixo foram reflexo de uma tentativa desesperada de vencer, ou não deixar o adversário levar vantagem. 
 
"O Grêmio trata o clássico como sempre tratou. É uma disputa de título. Se fosse na Copa do Brasil, também seria assim. É um título que disputamos com o Internacional", explicou Luiz Felipe Scolari. "Não tem vantagem ou favoritismo, é um jogo especial. Não pesa nenhum antecedente. Sei de tudo que significa. Respeitamos o adversário e queremos ganhar", completou Aguirre. 
 
Confira uma seleção de momentos em que o futebol virou plano de fundo no clássico.