Topo

Clássico de torcida mista tem churrasco em ponto de ônibus e "Sr. Gre-Nal"

O clássico Gre-Nal com torcida mista tem churrasco em ponto de ônibus - Marinho Saldanha/UOL
O clássico Gre-Nal com torcida mista tem churrasco em ponto de ônibus Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/04/2015 13h40

O clássico Gre-Nal deste domingo (26), na Arena do Grêmio, repete a estratégia adotada no jogo da primeira fase do Gauchão, no Beira-Rio. Torcedores gremistas e colorados estarão lado a lado em um espaço do estádio. E a concentração destes que optaram por ver o jogo ao lado do rival tem até churrasco em ponto de ônibus. 

Foram seis amigos, mesmo que um tenha se atrasado e perdido a comida. Saíram de Soledade, distante aproximadamente 200 km de Porto Alegre, às 6h30. Tentaram começar o assado dentro do Shopping DC Navegantes, no estacionamento, onde é o local destinado a concentração. Foram afastados pelos seguranças. Na falta de estrutura, tomaram uma ponto de ônibus na Avenida Voluntários da Pátria, caminho para o estádio gremista. 
 
Ali estenderam uma bandeira de cada clube. Uma churrasqueira portátil no meio, salsichão, carne, cerveja, alegria, 'corneta', tudo presente. Mas acima disso, a civilidade. 
 
"Ajudou muito, antes só poderíamos ver os jogos juntos em casa", disse o gremista Felipe Ottoni. "Estamos aqui brincando e aproveitando o melhor do clássico", completou o colorado Leandro Toss. 
 
Além deles, os também gremistas Gustavo Gabineschi e Gabriel Teixeira. E o colorado Fernando Daviz estavam ali. Um outro amigo, também colorado, não tinha chegado. 
 
Quem não veio de Soledade, mas aproveitou para confraternizar foi Cidônio Souza dos Santos, de 68 anos, que se denomina Sr. Gre-Nal. Desde 1998 prega a torcida mista e caminha pelas ruas com uma camisa metade tricolor e metade vermelha. 
 
"Quero dizer que sempre defendi isso. É o que fica do jogo. O melhor de tudo. Vou continuar apoiando", salientou o satisfeito funcionário público aposentado. 
 
E no clima de confraternização, gremistas e colorados mostram que é possível conviver, que a rivalidade é presente apenas dentro de campo, que a partida acaba e a vida continua e nela o exemplo necessário é de tolerância e amizade. 
 
Grêmio e Internacional abrem a final do Gauchão neste domingo às 16h (horário de Brasília). O jogo de volta será no Beira-Rio, no domingo seguinte. Já está confirmada que a torcida mista seguirá acontecendo. Até agora, a avaliarção é de sucesso absoluto.