Topo

Gre-Nal dos invictos abre disputa pelo 1º título nos novos estádios

Grêmio e Inter chegam ao clássico com séries invictas e de olho em festa inédita - Alexandre Lops/AI Inter
Grêmio e Inter chegam ao clássico com séries invictas e de olho em festa inédita Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/04/2015 06h00

Grêmio e Internacional já perderam em 2015, mas precisam fazer força para lembrar do último tropeço. Com mais de 10 partidas de invencibilidade na temporada, os rivais se encontram neste domingo (26), na Arena, para o jogo de ida da final do Gauchão. O confronto tradicional tem um aperitivo a mais desta vez: vale a primeira volta olímpica após uma decisão nos dois novos estádios da cidade.

Em 2014, o Grêmio até jogou na Arena a primeira partida da final do estadual – e perdeu por 2 a 1, mas o Inter mandou a decisão em Caxias do Sul, no estádio Centenário. Antes disto, o título foi erguido no estádio Olímpico ou no Beira-Rio antigo. Sem cobertura e reforma nas arquibancadas.

Para o tricolor, também vale a quebra do jejum que existe desde 2010 – ano da última taça conquistada pelo clube. E a chance de carimbar a casa do rival, reaberta no ano passado e que ainda não teve nenhum troféu erguido por lá. Para o colorado é a chance do pentacampeonato consecutivo. Campeão entre 2011 e o ano passado, o time deu uma pausa na Libertadores e não deve poupar nenhum medalhão.

O Grêmio não sabe o que é derrota há exatos 71 dias. São mais de dois meses desde a partida que terminou com 1 a 0 para o Veranópolis, na Arena. Doeu e muito. Foi neste jogo que o técnico Luiz Felipe Scolari abandonou o reservado antes mesmo do apito final. Após a partida, em entrevista coletiva, disse que seria impossível passar mais vergonha e que nenhum grito mudaria o quadro. Desde então o grupo se uniu, contou com retornos importantes como Giuliano e Pedro Geromel, contratou jogadores úteis, como Maicon, Braian Rodríguez e Cristian Rodríguez, e cresceu de rendimento.

Depois foram 11 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. A classificação para final do Gauchão veio com o segundo lugar na primeira fase, eliminação do Novo Hamburgo nos pênaltis e duas vitórias sobre o Juventude. Em campo, Felipão tratou de fechar os treinamentos da semana. Foi assim na quarta, quinta e sexta-feira. Mas, ao contrário do esperado mistério, o treinador revelou abertamente o time titular, o mesmo que enfrentou o Juventude na semifinal. A única surpresa que pode acontecer é Yuri Mamute, que foi relacionado apesar de recuperar-se de uma entorse no tornozelo direito e está relacionado. Cristian Rodríguez volta após uma lesão muscular na coxa direita e pode ser utilizado no decorrer do duelo.

“Se eu pudesse ganhar sem jogar, só no par ou ímpar, seria melhor. Mas tem que jogar. Contra o Inter ou qualquer um”, disse Felipão.

No Internacional são 13 partidas sem derrota e uma reversão de contexto. Antes criticado internamente, e até ameaçado de demissão, Diego Aguirre agora é respaldado. Pela invencibilidade, mas principalmente pelo futebol apresentado. A goleada diante da Universidad de Chile foi estopim para uma onda de elogios e empolgação no Beira-Rio.

Em campo, com menos dias para trabalhar do que o rival – pois jogou na quarta-feira contra o Strongest, o técnico uruguaio fez todo o mistério que pôde. Em entrevista coletiva não descartou ninguém, nem mesmo o recém lesionado Lisandro López. Apesar das palavras do treinador, o argentino está fora. Assim como Juan e Nilton.

"Temos responsabilidade porque temos que tentar ganhar, não tinha pensado nisso. Não é decidir em casa que será uma pressão. Se nós analisarmos o rendimento do Inter, talvez nosso melhor jogo tenha sido no chile, não no Beira-Rio. A mim ser local (mandante) é relativo. É vantagem, mas não decisivo", afirmou Aguirre.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL

Data e hora: 26/04/2015, às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: PPV e Globo (somente para o RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: José Javel e Julio César dos Santos

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez
Técnico: Luiz Felipe Scolari

INTERNACIONAL: Alisson; William, Alan Costa, Ernando e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Eduardo Sasha, D'Alessandro e Valdívia; Nilmar
Técnico: Diego Aguirre