Topo

Ídolo e carrasco do Grêmio, D'Ale ganhou cinco estaduais em seis anos

Quatro dos cinco títulos estaduais de D"Ale foram vencidos diante do Grêmio - AP Photo/Juan Karita
Quatro dos cinco títulos estaduais de D'Ale foram vencidos diante do Grêmio Imagem: AP Photo/Juan Karita

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/04/2015 12h01

D’Alessandro contra o Grêmio é sinônimo de vitória. No Internacional desde agosto de 2008, o meia se especializou em decidir clássicos contra o maior rival e faturou quatro dos cinco títulos estaduais que tem justamente em cima do tricolor. Neste domingo (26), o camisa 10 é um trunfo do técnico Diego Aguirre para o jogo de ida da decisão do Campeonato Gaúcho.

Os números do gringo contra o Grêmio impressionam. São 24 jogos com 11 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas. Dos 73 gols marcados por ele com a camisa do Inter, oito foram em cima do tradicional rival. Mais de 10%, portanto.  

Entretanto, somente dois dos cinco títulos do gringo foram conquistados diante do Grêmio. Em 2011 e 2014. Nos anos de 2009, 2012 e 2013 outro adversário encarou o Inter na decisão. Na primeira conquista o rival foi o Caxias, assim como há três temporadas. E em 2013 a taça veio após vitória nos pênaltis diante do Juventude, em Caxias do Sul.

“O D'Alessandro está 100%, mas não quer dizer que vá para o jogo. Todos os jogadores convocados estarão 100%. Sem falar de nomes, entendo que para um jogo especial todos precisam estar bem”, disse Diego Aguirre, sem confirmar, mas já confirmando a presença de seu capitão na Arena do Grêmio.

D’Ale poderia ser preservado, assim como outros medalhões, mas não será. Com as oitavas de final da Libertadores marcada para depois da decisão do estadual, poupar forças virou tática vazia para o Colorado. E ter o argentino em campo é um reforço e tanto. Questionado se sentia bem, ele afirmou que sim e pediu para atuar no final de semana. Em seu vigésimo quinto jogo contra o Grêmio.

Maior artilheiro do jogo entre Grêmio e Inter na década, D’Alessandro estreou justamente em um Gre-Nal. Foi pela Copa Sul-Americana de 2008, com atuação discreta. Ainda naquela temporada, ele seria destaque na goleada de 4 a 1 que derrubou o Grêmio da liderança do Brasileirão. Depois teve êxitos em série contra Victor, atualmente goleiro do Atlético-MG, e por fim trocou cornetas com Renato Gaúcho, técnico do rival em 2013. Símbolo do Internacional multicampeão e reconhecido fora do Brasil, ele é sinal de dor de cabeça para o rival e esperança para a torcida.